A tireoide é uma glândula com formato de borboleta localizada em torno da traqueia. Embora seja pequena (mede cerca de 5 centímetros), as funções da tireoide em nosso corpo são de grande importância. Saiba mais sobre ela e conheça as causas e consequências de alterações na tireoide.
Funções da tireoide
A glândula tireoide é a responsável pela produção dos hormônios T3 e T4 que controlam nossa taxa metabólica (ou seja, as funções químicas do corpo), seja estimulando a produção de proteínas pelos tecidos ou aumentando a quantidade de oxigênio que as células usam.
Essas atividades impactam em funções como:
- Velocidade da queima de calorias
- Crescimento e desenvolvimento
- Fertilidade e ciclos menstruais
- Digestão
- Humor e controle emocional
- Concentração e memória
- Garantir o bom funcionamento de coração, cérebro, fígado e rins
Conheça as alterações na tireoide mais comuns
Hipotireoidismo
Quando a tireoide reduz a produção de hormônios T3 e T4. Provoca cansaço, fraqueza e indisposição, pele seca e áspera e/ou aumento do peso. As causas podem ser autoimunes, deficiência de iodo ou alterações na produção do hormônio TSH.
Hipertireoidismo
Quando a tireoide produz hormônios T3 e T4 em excesso. Pode levar a transtornos como ansiedade, tremores, suor excessivo, inchaço das pernas e pés e alterações no ciclo menstrual. Geralmente, a causa é o próprio organismo produzindo anticorpos contra a tireoide, mas pode ser provocado por excesso de iodo, superdosagem de hormônios tireoidianos ou por nódulos na tireoide.
Tireoidite
Quando ocorre uma ou mais inflamações na tireoide devido a fatores como alterações da imunidade, infecções ou uso de remédios, por exemplo. Além de dores na região do pescoço, dificuldade para engolir e febre, é possível observar sintomas de hipotireoidismo ou hipertireoidismo.
Bócio
Quando há inflamações na tireoide causadas por falta de iodo, doenças autoimunes ou nódulos. Costuma provocar sensação de aperto na garganta, dificuldade para engolir, rouquidão e tosse.
Nódulos e câncer
Quando surgem um ou mais caroços na região do pescoço, causado pelo crescimento excessivo de células normais da tireoide ou cistos. O aparecimento de nódulos na tireoide é bastante comum e, embora 95% dos casos não sejam diagnosticados como câncer (tumor maligno), é fundamental estar atento aos sintomas e buscar acompanhamento médico.
Sintomas de alterações na tireoide
Antes de pensar em se autodiagnosticar, é importante observar qualquer mal-estar ou mudança no funcionamento do corpo, como:
- Aumento ou redução de peso
- Cansaço e sonolência
- Problemas de concentração e lapsos de memória
- Pele seca
- Queda de cabelo
- Alterações de humor
- Prisão de ventre
- Sonolência e cansaço excessivos
- Dores musculares
- Incômodos na garganta ou pescoço
Como detectar e tratar alterações da tireoide
Caso você se identifique com quaisquer sintomas acima, busque um endocrinologista de confiança. O profissional solicita exames de sangue que medem a quantidade dos hormônios T3, T4, TSH e de anticorpos. Também pode ser necessário fazer exames como ultrassonografia ou cintilografia.
Para tratar doenças na tireoide, são receitadas medicações que regulam o funcionamento da glândula e, em casos de câncer, a remoção da glândula (nesses casos, é necessário fazer reposição hormonal de forma crônica).
A dose dos remédios da tireoide não é igual para todos e nem para todas as doenças. Só quem pode fazer o diagnóstico e receitar a medicação é o endocrinologista.
Agora, que você já conhece as principais alterações na tireoide e seus sintomas e sabe que consultar o endocrinologista é sempre o melhor caminho, confira nosso vídeo informativo:
Para mais dicas de saúde, acompanhe nossas redes sociais e nosso site.