É nesse momento que você lembra o que fez: uma lista de resoluções de ano novo. Assim como você faz todos os anos.
Até aí, tudo bem, exceto sobre os itens da lista, que mais uma vez não foram cumpridos.
É nesse momento que você lembra o que fez: uma lista de resoluções de ano novo. Assim como você faz todos os anos.
Até aí, tudo bem, exceto sobre os itens da lista, que mais uma vez não foram cumpridos.
De acordo com o Informe Mundial de Saúde Mental da Organização Mundial de Saúde (OMS), de junho de 2022, quase 1 bilhão de pessoas vivia com algum transtorno mental em 2019. O Informe ainda sinaliza que, apenas no primeiro ano da pandemia de Covid-19, a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25%.
deve existir no mundo todo, entre todas as pessoas. Mas, como você pode perceber, esse tema no Brasil é ainda mais importante.
A saúde mental desempenha um papel fundamental na qualidade de vida de um indivíduo, impactando sua capacidade de manter relacionamentos, alcançar o bem-estar geral e cumprir objetivos – como as metas de um novo ano.
A atenção à saúde mental não apenas reduz o risco de transtornos psicológicos, mas também fortalece a capacidade de enfrentar o estresse, aumenta a resiliência emocional e melhora o desempenho cognitivo. Cuidar da saúde mental significa cuidar da base de tudo, sendo uma estratégia essencial para a prosperidade de qualquer pessoa.
Antes de mais nada, não hesite e muito menos tenha preconceito com a ideia de procurar a orientação de um profissional de saúde mental. A terapia é valiosa para lidar com desafios emocionais.
Uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do cérebro. Vitaminas, minerais e ácidos graxos, como ômega-3, por exemplo, são essenciais para a saúde mental.
A prática regular de exercícios estimula a liberação de endorfinas, substâncias químicas que atuam como analgésicos naturais e promovem uma sensação de bem-estar.
O exercício físico também é eficaz na redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
O sono adequado é essencial para a restauração cognitiva e emocional. Durante o sono, o cérebro processa informações, consolida memórias e regula emoções, influenciando diretamente o estado mental.
Já a falta de sono afeta negativamente os níveis hormonais, incluindo aqueles relacionados ao estresse e ao apetite.
Praticar técnicas como meditação e respiração consciente pode ajudar a reduzir o estresse e a aumentar a consciência do momento presente.
Manter conexões sociais positivas e significativas é fundamental para o suporte emocional. Vale lembrar daquela famosa frase atribuída ao empresário e autor americano Jim Rohn: você é a média das 5 pessoas que mais convive.
Passar tempo ao ar livre e em contato com a natureza tem demonstrado benefícios para a saúde mental, incluindo a redução do estresse e a melhoria do humor.
Focar nas coisas pelas quais você é grato promove uma mentalidade positiva e melhora o bem-estar emocional.
Aprender a dizer “não” quando necessário, estabelecer limites saudáveis e equilibrar compromissos pode reduzir o estresse e a sobrecarga emocional.
Isso ajuda a reduzir a comparação social e os sentimentos de inadequação.
Distúrbios mentais ou altos níveis de estresse podem prejudicar essas funções cognitivas, dificultando a dedicação necessária para atingir metas.
Além disso, a saúde mental está totalmente ligada à capacidade de tomar decisões, à resiliência emocional, essencial para superar adversidades que inevitavelmente surgem ao perseguir objetivos, à motivação, energia, autoestima, confiança etc.
Super-heróis existem apenas na ficção. Portanto, não há problemas em ter que adaptar objetivos.
Só você conhece as dores e os prazeres de ser quem é. Portanto, não se compare. Até porque, na internet, as pessoas geralmente não postam suas verdadeiras realidades.
Uma pessoa que quer emagrecer e nunca praticou exercícios na vida precisa, antes de mais nada, focar em uma rotina de exercícios leves (e não em um número alto de quilos que pretende perder, por exemplo).
Responsável Técnico:
Sérgio Hércules – CRM: 61.605
Fontes:
Gestão de Saúde D’Or Consultoria e hiperlinkadas durantes o texto