O corpo humano é uma máquina, com mecanismos e engrenagens. Se algo não funciona como programado, pode esperar a falha.

O que não pode falhar é o cuidado com certos assuntos.
Mesmo que eles deem medo só de ouvir falar, como é o caso do

câncer

Mas você sabe o que é o câncer?

Sob o nome de câncer se agrupam mais de cem doenças diferentes, que se caracterizam pelo crescimento desordenado de células do nosso corpo.

Essas células se multiplicam, sem respeitar os mecanismos de controle do organismo, para formar tumores que podem invadir estruturas e alcançar diferentes regiões do corpo.

A boa notícia é que existem muitos recursos para evitar, identificar precocemente e tratar de forma precisa a doença.

Primeiro Passo: diminuir as chances

Embora não sejam os únicos causadores da doença – muitas vezes, o surgimento dos tumores independe de fatores externos –, os comportamentos de risco contribuem para o surgimento do câncer. Cerca de 40% dos cânceres poderiam ser prevenidos com a mudança de maus hábitos!

É verdade que, com a idade, as chances de se desenvolver o câncer aumentam, mas engana-se quem pensa que a prevenção pode ser adiada. As visitas regulares ao médico devem ser feitas por todas as pessoas, e cada faixa-etária tem sua lista de cuidados. Vamos a elas?

Detecção precoce

Mesmo mantendo bons hábitos alimentares, fazendo exercícios e tomando outros cuidados para a prevenção, é possível desenvolver o câncer. Alguns sinais podem sugerir o desenvolvimento de um câncer e exigem avaliação médica: perda de sangue na urina ou nas fezes, crescimento de qualquer parte do corpo, perda acentuada de peso fora de um regime alimentar etc.

No entanto, muitas vezes o câncer não dá sinais e, por isso, é tão importante fazer acompanhamento médico regular.

É o seu médico que irá encaminhar você para os exames de rastreamento que podem identificar possíveis tumores.

Eles vão desde o Papanicolau – que já faz parte da rotina ginecológica das mulheres –, passam por radiografias e tomografias, até as biópsias, que categorizam os possíveis tumores.

A avaliação genética também pode fazer parte da prevenção ao câncer.

Estima-se que 1 em cada 10 casos da doença apresenta um componente hereditário. E hoje já existem exames capazes de identificar mutações em nosso genoma que predispõem ao câncer.

Partindo da análise do histórico familiar por um especialista, é possível suspeitar-se dessa predisposição. Se o paciente for portador de uma mutação que favoreça o desenvolvimento do câncer, ele passará a receber um acompanhamento personalizado.

Lembre-se sempre: quanto antes você descobrir a falha, menor a chance de pane. E 90% dos tumores detectados precocemente têm chances de cura.

É possível tratar

Os principais métodos de tratamento contra o câncer são cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e terapia-alvo. Eles são escolhidos pelo médico de acordo com o perfil de cada tipo e estágio da doença.
Ultimamente, medicina e tecnologia vêm evoluindo a passos largos para o desenvolvimento de soluções cada vez menos invasivas e mais precisas em busca da cura.

Da Vinci Xi

Quando a cirurgia é o método de tratamento escolhido, a precisão é determinante para o sucesso. O Da Vinci é um sistema robótico revolucionário para procedimentos minimamente invasivos que permite controle dos braços do robô para comandar com precisão e segurança as pinças no interior do paciente durante o procedimento.

Em paralelo, câmeras de alta definição permitem ampla visualização dos órgãos e estruturas a serem abordadas. Com isso é possível realizar remoções difíceis de forma menos traumática para o paciente, fazendo com que a recuperação seja mais rápida e menos dolorosa.

Radioterapia com CyberKnife

A radiocirurgia não é um tratamento novo, mas graças ao CyberKnife, ganhou ainda mais resolutividade. O aparelho, exclusividade da Rede D’Or Star no Brasil, tem seu acelerador linear ligado a um braço robótico e é utilizado para tratar lesões no crânio e em outras regiões de difícil acesso.

O equipamento permite aplicar a radiação por mais ângulos e acompanhar a posição do tumor em tempo real, o que traz mais precisão ao tratamento.

Dessa forma, o CyberKnife é capaz de preservar melhor os tecidos saudáveis no entorno do tumor, reduzindo os efeitos colaterais e encurtando o tempo de tratamento.

Imunoterapia

Tida por alguns médicos como o principal avanço já alcançado contra o câncer, é um tipo de tratamento que visa combater o avanço da doença ativando o próprio sistema imunológico do paciente contra ela.

A ideia é que, com o uso de medicamentos, o organismo passe a ser capaz de combater o câncer sozinho. Nem todos os tipos de câncer podem ser tratados via imunoterapia, mas pacientes com câncer de bexiga, rins, pulmão, leucemia, cabeça e pescoço, melanomas e linfomas de Hodgkin já se beneficiam desse avanço.

Agora que você já entendeu que manter bons hábitos contribui muito para a sua saúde, é hora de incluir o médico como seu maior parceiro. Graças a profissionais agindo em diferentes frentes, é possível diagnosticar e enfrentar o câncer da melhor maneira possível.

Consulte seu médico regularmente.

Responsável técnico:
Dr. Rafael de Castro Penalva Vita – CRM: 11872 BA