Existem diversas maneiras de lidar com o câncer de próstata. Felizmente, com a quantidade de informação que temos atualmente, muitos homens já venceram o medo, o preconceito e fazem os exames numa boa. Mas outros preferem nem tocar no assunto.

O que esses homens não sabem é que, além de rápido e indolor, o exame de toque é a principal forma de detectar o câncer de próstata em fase inicial. E quando isso acontece, a chance de cura chega até 90%.

No final, cada caso de câncer vira um exemplo para as pessoas próximas. Conhecemos casos de luta, força, cuidado e descuidado – e até exemplos de preconceito que custaram vidas.

E você, qual exemplo vai ser?

Ainda não existe conhecimento pleno de todas as possíveis causas do câncer de próstata. Entretanto, alguns fatores aumentam o risco de desenvolvimento da doença. São eles: idade, cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem depois dos 65; hereditariedade, casos de câncer de próstata na família podem multiplicar as chances em 10 vezes; maus hábitos, como má alimentação, abuso de tabaco e álcool; e cor de pele, a doença é mais incidente em homens negros.

Recomenda-se que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 40, caso esteja inserido nos fatores de risco. O exame serve para detectar algum tipo de alteração incomum na próstata. Caso detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia.

O PSA, sigla para Antígeno Prostático Específico, é uma proteína presente no tecido da próstata e pode ser medida através de um exame de sangue. Valores elevados de PSA podem indicar a presença de câncer de próstata.

No geral, esse exame indica que você pode ter câncer de próstata, mas não define. O diagnóstico final só virá a partir de outros exames.

Precisa. O exame de PSA não é específico de câncer e, sim, da próstata, que pode se elevar por diversos motivos como relações sexuais, inflamação etc. Um exame não substitui o outro. Na verdade, eles são complementares. Se os dois apresentarem alguma alteração, o médico indicará a biópsia, é a partir dela que o câncer pode ser diagnosticado definitivamente ou não.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem uma evolução silenciosa. Quando alguns sinais começam a aparecer, a maioria dos tumores já estão em fase avançada. Alguns dos sintomas são: dificuldade e dor para urinar, dor na pélvis, dificuldades para conseguir ou manter a ereção, dores para ejacular, entre outros

Não há como se prevenir especificamente do câncer de próstata. Claro que hábitos saudáveis como se alimentar bem, não abusar de álcool e tabaco, cuidar do peso e praticar esportes, ajudam a diminuir o risco de desenvolvimento, mas não garantem que ele não ocorra. A única forma de se prevenir é fazendo os exames.

Muitos homens são exemplo cuidado,
luta e superação. E você, qual exemplo vai ser?
Procure um urologista e previna-se.