Da menarca à menopausa, muita coisa pode mudar. E o acompanhamento médico deve estar presente em cada mudança. Manter hábitos saudáveis e confiar nos exames preventivos pode ser o segredo para você se manter jovem de corpo e alma.
Sua idade demanda cuidados específicos.
Para um envelhecimento mais saudável,
você deve cultivar bons hábitos e tomar certos cuidados desde cedo.
Siga as recomendações médicas e mantenha seus exames em dia.
Até os
18 anos
A infância e a adolescência trazem uma série de mudanças biológicas. Nessa fase, o acompanhamento com o pediatra é fundamental para assegurar uma vida saudável na fase adulta.
Cumprir o calendário de vacinação, criar bons hábitos alimentares e praticar exercícios físicos são investimentos para toda a vida. Já os exames de rastreamento são indicados apenas quando há histórico familiar.
De 19 a 29 anos
A mudança no estilo expressa a sua vida adulta. Novos cortes de cabelo, estilos de roupa e tatuagens estão entre as principais marcas dessa fase. Na saúde, as mudanças devem ser devidamente acompanhadas por especialistas.
A partir dos 20 anos, já vale a pena começar a acompanhar o perfil lipídico, que mostra os índices de colesterol total, LDL e HDL e triglicerídeos, que podem levar a doenças cardiovasculares no futuro.
?
A partir dos 25, é indicado iniciar os testes de Papanicolau, um dos exames mais importantes para a sua saúde. Ele serve para detectar alterações no colo do útero, como inflamações e infecções pelo papiloma vírus humano, o HPV, que podem dar origem a um câncer. A periodicidade do exame é definida de acordo com os seus resultados e pode se manter até os 65 anos.
?
Nesse período, a rotina pode atrapalhar muitas coisas, menos os cuidados. 7 em cada 10 mulheres sentem que falta tempo no seu dia a dia. E, talvez por isso, apenas cerca de 20% das brasileiras não vão ao ginecologista.
Cultive a empatia como expressão e incentive outras mulheres a manter os check-ups em dia.
A partir dos 30
Se engravidar estiver nos seus planos, vale conversar com seus médicos sobre as alternativas que a medicina oferece.
A partir dos 35, o histórico familiar de câncer de mama precisa ser observado mais de perto. Realize os exames de acordo com as orientações de seu mastologista.
A partir dos 40 anos
Todos os cuidados anteriores que estavam protegendo sua vida devem ser mantidos. Mas é aqui que surgem novos cuidados e a atenção precisa ser redobrada.
Aos 40, a mamografia entra na lista dos exames indispensáveis. Ela ajuda a detectar lesões iniciais do câncer de mama e, com isso, aumentar em mais de 90% as chances de cura.
Também a partir dessa faixa etária, as consultas ao oftalmologista para medida da pressão intraocular devem ser incorporadas ao calendário de cuidados. O glaucoma tem evolução silenciosa e deve ser diagnosticado antes de causar perdas visuais.
A partir dos 45, é preciso ter atenção à diabetes, principalmente mulheres com IMC (Índice de Massa Corporal) maior do que 25. Quer saber como calcular seu IMC?
A partir dos 50 anos
Nessa idade, além dos exames indicados anteriormente, deve-se considerar o rastreamento para o câncer colorretal – que deve ser mantido até os 75 ou conforme orientação médica.
A partir da menopausa, a densitometria óssea em sua rotina de avaliação pode surpreender possíveis sinais da osteoporose. Esse risco é maior a partir dessa fase da vida.
Para jovens de todas as idades
É importante sempre manter a pressão arterial sob controle. Afinal, a hipertensão não costuma causar sintomas, a não ser quando já trouxe danos ao organismo. Causada por diferentes fatores, como sedentarismo, maus hábitos alimentares e estresse, ela precisa ser assunto todas as vezes em que você fizer exames médicos.
E lembre-se: conte com os serviços da Rede D’Or São Luiz para todas os momentos.
Agende os exames necessários na unidade mais próxima.
Responsável técnico:
Dr. Rafael de Castro Penalva Vita – CRM: 11872 BA