Vai se proteger
É óbvio que ninguém decide, em sã consciência, partilhar a vida com uma infecção sexualmente transmissível (IST), né? Mas quem foi que disse que elas ligam pra consentimento?
Para as ISTs, assumir o risco já é mais que suficiente… E assim tem sido com boa parte da juventude brasileira, já que, segundo o IBGE, em 10 anos, (2009 – 2019), o uso de preservativo entre adolescentes do 9º ano (antiga 8ª série) caiu 13,5%.
Não à toa, a incidência de infecções como sífilis, gonorreia e clamídia disparou e, de acordo com o Ministério da Saúde, são os adultos mais jovens (20 a 34 anos) que concentram a maioria dos casos (52,9%) de infecções desse tipo.
Prazer sem proteção pode virar prejuízo (permanente) à saúde!
Tenso, né?
Na verdade, nem tanto.
Afinal, o que pode ser mais reconfortante do que saber que o tipo de deslize que você escolhe pra sua vida – uma guinada consciente ou um escorregão inconsequente – depende só das suas próprias decisões?
E por falar em decidir, aqui vão as opções disponíveis pra essa sua encruzilhada dificílima (contém ironia):
Escorregão inconsequente
Deslizou pra intuição e pagou pra ver? Então, veja bem! Observe seu corpo durante a higiene pessoal – isso pode ajudar a identificar uma IST em estágio inicial – e, caso perceba algum sinal ou sintoma, procure imediatamente um serviço de saúde e, quando indicado, informe o(a) parceiro(a).
Guinada consciente
Deslizou pra prevenção? Curta um sexo seguro e sem preocupação! Além de não precisar esquentar a cabeça com nada além da troca de prazer, tá aí o tanto de vantagem que a camisinha tem pra te oferecer:
As máscaras caíram, e o carnaval de rua tá de volta!
Após dois anos sendo órfão dos tradicionais blocos de rua por conta da pandemia, é natural que o espírito carnavalesco e a ansiedade pelo maior espetáculo do planeta estejam à flor da pele do folião. Mas não deixe que a euforia te impeça de vestir sua mais importante fantasia: o preservativo!
Se o assunto é prevenção, nada de confiar em intuição
Na hora H, use camisinha. E, na vida, mantenha sempre os exames em dia.