O leite materno é o alimento mais completo que a mãe pode dar ao bebê até os seis meses de idade.

Os desafios das mães que amamentam são muitos. Dores, mal jeito na pega, cansaço e até mesmo o medo do novo coronavírus podem influenciar na quantidade de leite materno que o bebê consome.

Em meio a tantas dificuldades, pode ocorrer de a mãe perceber que a produção de leite materno diminuiu. Mas isso não é motivo para desanimar. Existem algumas técnicas que ajudam a aumentar a produção do leite materno. E são essas dicas que trouxemos a seguir.

Confira!

 

Antes de tudo: o leite materno pode transmitir coronavírus?

Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, o leite materno pode ser ofertado sem medo.

Segundo o Ministério da Saúde, não há evidências de riscos para o bebê que mama no peito. Os cuidados que a mãe deve ter estão associados à prevenção, como o uso de máscara durante a amamentação, distância de 2 metros da cama para o berço e a higienização das mãos com álcool gel ou água e sabão sempre que for tocar o bebê.

Para saber mais sobre esses cuidados, confira: amamentação e coronavírus: quais são os riscos de transmissão para o bebê?

LEMBRE-SE: o aleitamento deve ser o alimento exclusivo do bebê até os 6 meses de idades e é um complemento nutricional importante até os 2 anos ou mais.

Agora que você sabe que pode continuar amamentando seu bebê, vamos às dicas sobre como aumentar a produção de leite materno.

Ofereça o peito logo depois do parto

Logo que nasce, o bebê pode estar mais atento do que nas horas seguintes. Então são maiores as chances de a criança fazer a pega correta. Ainda que a quantidade de leite seja pequena, vale a pena insistir. Quanto maior for o estímulo para a mama, maior a produção de leite.

Observe a pega

Para que a amamentação seja correta, o bebê deve pegar toda a aréola. Caso o bebê pegue só o bico, irá chupar a mama, sem sugar como precisa. Quando isso ocorre, são maiores as chances de a mãe sofrer lesões na mama e, com isso, ter dificuldades para amamentar.

Adote a livre demanda

Oferecer o leite materno sempre que o bebê chorar por fome é uma maneira de mantê-lo saudável e estimular a produção de leite materno. Caso o intervalo entre uma mamada e outra seja longo, use bombas de sucção para retirar o excesso e armazene no freezer por até 15 dias.

Beba bastante água

Adicione um litro de água à quantidade que você já toma por dia. Essa é a quantidade ideal para repor o líquido perdido com o aleitamento. Para aumentar ainda mais a produção de leite, você pode beber até 3 litros de água por dia.

Utilize compressas mornas e faça massagens para estimular a produção de leite

A forma das mamas e o desequilíbrio hormonal podem ser responsáveis pela diminuição do leite. Caso esse seja o seu caso, utilize compressas mornas e faça massagens nas mamas para estimular a vasodilatação e ativar as glândulas mamárias.

Espere uma mama esvaziar antes de colocar o bebê na outra mama

Você pode ter dúvidas sobre qual seio oferecer à criança, e a resposta é: os dois. Deixe o bebê se alimentar até o final da mamada. Isso, inclusive, faz com que o bebê consuma nutrientes e gorduras importantes presentes no leite final.

Descanse sempre que puder

Pode ser difícil encontrar momentos para descansar em meio a uma rotina que envolve o bebê. Mas o descanso é importante para que o organismo aumente a produção de leite materno. Para isso, busque espaços da casa que sejam silenciosos e durma o quanto puder.

Na dúvida, armazene 

O leite materno pode ser armazenado por até 15 dias no freezer. Portanto, sempre que puder, extraia e guarde. Isso será importante em situações em que a mãe precise ficar afastada do bebê, como o fim da licença maternidade.

Além disso, esse leite armazenado pode ser doado e ajudar mães que não consigam, de fato, produzir o leite materno. No Brasil, estima-se que 330 mil crianças nascem prematuramente e dependem de doações de leite materno para sobreviver. Para algumas, 1 ml de leite materno é suficiente para alimentá-las.

Para saber muito mais sobre o leite materno e os benefícios para o bebê, confira nosso site especial sobre o tema.

 

CONFIRA A CAMPANHA COMPLETA!

Deixe seu comentário