Confira as cinco principais doenças que mais afetam a saúde masculina e saiba como evitá-las.

O mundo evoluiu, a medicina evoluiu, mas os cuidados com a saúde masculina ainda são tabus. Os homens ainda preferem se manter distantes dos cuidados médicos, mesmo que não mantenham hábitos saudáveis.

Como consequência, 60% dos pacientes já chegam ao hospital com quadro avançado em algum tipo de doença, comprometendo o tempo de recuperação, que seria menor, caso houvesse a simples atenção de manter os check-ups em dia.

Entre os principais fatores que envolvem esse descuido com a saúde masculina, estão hábitos sociais e o preconceito.

Para evitar que esses riscos ocorram, além do acompanhamento médico regular, é importante saber quais são as doenças mais comuns que trazem risco aos homens. Confira a seguir.

As 5 principais doenças que afetam a saúde masculina

Por questões genéticas e, principalmente, comportamentais, os homens tendem a sofrer mais com doenças cardiovasculares. Além disso, existem também as doenças que só existem na saúde masculina, como o câncer de próstata.

Entenda um pouco mais sobre cada uma:

1. Doenças cardiovasculares

Segundo a OMS, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes por doença no mundo.

Elas afetam, principalmente, os homens a partir dos 50 anos. Isso se deve a determinados descuidos com a própria saúde, como a obesidade, alcoolismo, sedentarismo e tabagismo.

Em decorrência desses malefícios, os homens têm mais chances de sofrer infarto agudo do miocárdio e AVC.

A principal indicação para que os homens não sofram com essas doenças é o check-up anual com especialistas, já a partir dos 40 anos. Quanto antes esse acompanhamento começar, maiores são as chances de detectar riscos no início.

2. Câncer testicular

Ainda que não seja um assunto tão comum, o câncer testicular pode ocorrer nos homens entre 15 e 50 anos.

O câncer testicular pode ser identificado a partir de autoexames mensais simples. Se identificadas anormalidades, é necessário buscar ajuda médica com um urologista o mais rápido possível.

Quanto mais cedo for o diagnóstico e o tratamento, maiores são as chances de cura.

3. Cirrose

É uma doença caracterizada pelo consumo excessivo de álcool, mas também pode ser decorrente de doenças como Hepatite B e C, que são sexualmente transmissíveis.

A cirrose causa a formação de fibrose e nódulos no fígado, ocasionando as mortes das células, sem permitir a regeneração delas.

Quando em estágio avançado, os olhos ficam amarelados, o abdômen incha e o fígado vai gradualmente perdendo suas funções, até que cause a morte.

Para evitar a doença, evite o exagero no álcool, utilize preservativo nas relações sexuais e mantenha a carteira de vacinação em dia. 

4. Obesidade

É caracterizado pelo ganho exacerbado de peso devido ao acúmulo de gordura excessiva por fatores genéticos, de má-alimentação ou psicológicos.

Uma pessoa considerada obesa apresenta IMC acima de 30 ou mais. Como consequências da doença, estão as dores nas costas, nas articulações, ansiedade, fadiga e doenças cardiovasculares.

A prática de exercícios físicos e a reeducação alimentar estão entre os principais passos para que a obesidade seja combatida. Além disso, o acompanhamento nutricional é indispensável.

5. Câncer de próstata: risco alto para saúde masculina

Fatores genéticos e idade estão associados a essa doença que afeta a saúde masculina, e que causa milhares de mortes todos os anos.

O grande risco do câncer de próstata é sua evolução silenciosa, o que leva alguns pacientes a perceberem que estão com a doença somente quando ela já está em estágio avançado.

Entretanto, muitos homens, por simples preconceito, ainda resistem quando o assunto é fazer o exame anual da próstata, um método que dura poucos segundos e pode indicar possíveis sinais do câncer.

Todas essas doenças podem ser evitáveis ou diagnosticadas precocemente para evitar maiores riscos à saúde masculina. E é exatamente sobre isso que nossa campanha mensal trata com bom humor.

Vale a pena acessar o site com as dicas completas e indicar o #CuidadoBicho a quem precisa se ligar.  

Deixe seu comentário