Praticar atividades físicas em casa é um desafio e tanto para você? Pois saiba que tem muita coisa que você já faz para queimar calorias no dia a dia e talvez não tinha percebido.

 

Pensar em atividades físicas em casa traz algumas dúvidas: será mesmo que é preciso criar uma série de exercícios para fazer do lar uma nova academia? Não. Nem perto disso.

Quando se fala em atividades físicas, vale qualquer movimento que gaste calorias. E isso no dia a dia pode ser um bom começo para afastar as doenças causadas pelo sedentarismo, como a obesidade, hipertensão, diabetes e outros males.

A partir da combinação desses esforços com uma alimentação equilibrada, os resultados aparecerão como mais disposição, sono melhor, perda de peso e controle de doenças crônicas.

Vamos conferir quais atividades físicas em casa são essas? Você vai se surpreender!

1. Atividades físicas em casa: lavar roupa no tanque pode queimar 60 calorias em 30 minutos

Você já deve ter lavado alguma peça de roupa no tanque e sentiu rapidamente o cansaço dessa atividade. E não é por acaso.

Ao esfregar algumas roupas, você poderá estimular músculos como bíceps, tríceps e deltoides.

Além disso, ao realizar a atividade com firmeza, você proporciona estabilidade para o tronco, o que pode resultar na melhora da postura corporal e do antebraço.

2. Varrer ou esfregar o chão e passar aspirador de pó pode queimar 90 calorias em 30 minutos

Se dedicar a limpar o piso pode limpar mais do que o seu lar: pode queimar umas gordurinhas indesejadas.

Ao fazer essa atividade física em casa, você estimula o peitoral e músculos dorsais e deltoides. Além disso, o esforço para manter a estabilidade do tronco ativa os músculos posturais e a movimentação pela casa ativa os membros inferiores.

3. Lavar a louça, limpar o fogão ou limpar a pia pode queimar 75 calorias em 30 minutos

Esfrega um copo aqui, enxagua uma panela ali (sempre lembrando de fechar a torneira) e pronto: você terá queimado algumas boas calorias. Esses movimentos, dos quais muita gente corre, estimulam os deltoides e o antebraço.

Além disso, deixa a pia bem livre para você preparar aquela refeição saudável e que vai fazer tão bem.

4. Passar roupas pode queimar 69 calorias em 30 minutos

Passar roupas é uma das atividades físicas em casa que já esteve mais na moda, mas não está totalmente dispensável.

Movimentar o ferro de passar sobre as roupas pode estimular músculos como o bíceps, tríceps e deltoides. Além disso, é uma atividade que ajuda a estabilizar o tronco, melhora a postura e fortalece o antebraço.

Mas vale lembrar: cuidado redobrado para não se queimar.

5. Arrumar a cama, armários e tirar a poeira dos móveis pode queimar 75 calorias em 30 minutos

Um combo de organização e limpadinha na casa já ajuda a praticar uma série de atividades físicas em casa para fortalecer os seus músculos.

Nesse caso, o estímulo será para a musculatura que dá apoio à coluna, músculos do abdômen e de todos os membros superiores – e o que é melhor: de um jeito bem fácil.

Se você quiser ir além, nada melhor do que partir para a faxina. A limpeza completa no lar pode queimar até 600 calorias.

Atividades físicas em casa: cuidado com os excessos

Essas são dicas que você pode incorporar no seu dia a dia, mas vale lembrar também que, assim como nas academias, é preciso cuidado com lesões. Portanto, comece devagar e, se possível, faça alongamentos antes e depois das atividades físicas em casa.

Outra dica de ouro: lembre-se de que o seu bem-estar no lar também merece cuidados profissionais complementares.

O Cuid@r, programa desenvolvido pela D’Or Consultoria, oferece todo o amparo necessário com serviços de Telemedicina, Telepsicologia e Nurseline, que complementam cuidados com sua saúde mental e física sem que você precise sair de casa.

Conheça o Cuid@r e tenha ainda melhor qualidade de vida no trabalho – seja no escritório ou em casa.

E para saber ainda mais sobre o combate ao sedentarismo, confira nossa campanha Habite Seu Corpo, que tem muito mais sugestões sobre atividades físicas em casa que vale a pena você conhecer!

Deixe seu comentário