Neste Dia Mundial do Combate à tuberculose, é importante investir em prevenção e conscientização. Afinal, a tuberculose tem cura.

O que é

A tuberculose é uma doença infecciosa transmitida pelo bacilo de Koch por gotículas eliminadas pela respiração, através de espirros e tosse, e se espalha pelas vias aéreas afetando principalmente os pulmões. No entanto, pode acometer também outros órgãos, como rins, meninges e ossos.

Por isso, mesmo vivendo em outra pandemia, não podemos deixar de falar dessa. É a doença mais mortal do mundo, com mais de 1 milhão de vítimas anuais.

Tuberculose: sintomas

Em geral, o sintoma mais comum da tuberculose é a tosse que persiste por mais de 3 semanas. Contudo, existem outros sintomas que devem acionar um alerta em todos nós: dor no peito, febre baixa (geralmente à tarde), sudorese noturna, falta de apetite, emagrecimento acentuado, cansaço e fadiga. Em casos mais graves, pode haver tosse com sangue.

Vacina contra formas graves

A vacina BCG, que atua contra a tuberculose, já faz parte do calendário nacional de vacinação. No entanto, ela é indicada para prevenir as formas graves de manifestação da doença (tuberculose miliar e meníngea). Para os outros casos, a recomendação é a prevenção e o tratamento.

Como prevenir a tuberculose

Além da vacina, é necessário tomar alguns cuidados contra a doença:

  • Manter ambientes sempre arejados e iluminados com luz solar
  • Evitar contato com portadores
  • Procurar atendimento médico ao surgirem os primeiros sintomas

A tuberculose tem cura

O tratamento contra a tuberculose dura, no mínimo, seis meses e é oferecido gratuitamente pelo SUS. Em geral, são utilizados quatro medicamentos: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol

Entre 15 a 30 dias após o início do tratamento, a maioria dos pacientes deixa de transmitir a tuberculose. Porém, para garantir a saúde do paciente e dos que estão em sua volta, é essencial que o tratamento seja mantido até o fim.

Para saber como adotar bons hábitos no dia a dia e cuidar melhor da sua saúde, confira nossas campanhas!

Deixe seu comentário