Criado no dia 31 de maio de 1987 pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial sem Tabaco tem o objetivo de alertar os malefícios do tabagismo. Já se sabe que fumar pode causar problemas de saúde como asma, cânceres, infarto, hipertensão, AVC, enfisema e até morte.

O tabagismo é uma doença que causa dependência física, psicológica e comportamental. Para contribuir com a data e ajudar quem deseja abandonar este vício, separamos 5 dicas para parar de fumar. Veja abaixo!

1. Busque ajuda profissional

Parar de fumar sozinho é possível, mas indiscutivelmente mais difícil. Por isso, a primeira das dicas para parar de fumar é buscar ajuda profissional.

Alguns planos de saúde contam com programas compostos por equipes multidisciplinares (psicólogos, psiquiatras, cardiologistas, pneumologistas, entre outros) que podem ser essenciais para que você consiga atingir o objetivo de largar o tabagismo.

O SUS também conta com o Programa de Controle do Tabagismo e oferece tratamento gratuito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais. O tratamento envolve aconselhamento e até uso de medicamentos, quando necessário.

2. Saiba que será difícil, mas vai passar

O cigarro tem mais de 4.700 substâncias, incluindo amônia, formol, naftalina, níquel, alcatrão, benzeno e a famosa nicotina. Os primeiros dias serão muito difíceis, pois o corpo precisará lidar com a falta dessas substâncias, podendo causar irritabilidade, ansiedade, falta de concentração, insônia ou sonolência.

Essa primeira fase costuma durar de um mês e meio a três meses e você precisará passar por ela para, aos poucos, sentir menos falta de fumar. Em alguns casos, ocorrem recaídas, mas, se isso acontecer, não desista. Além disso, a abstinência (também conhecida como fissura), costuma durar de dois a cinco minutos apenas.

O processo é lento, mas será recompensado, como você verá na próxima dica.

3. Lembre-se das vantagens de parar de fumar

Para passar por um processo como parar de fumar, é preciso manter o emocional muito forte. Uma dica que ajuda bastante é ter sempre em mente os benefícios, ou seja, o porquê de você estar passando por essa batalha.

Faça o cálculo do quanto você gasta ao comprar o cigarro, economize esse dinheiro e o utilize em uma viagem, ou para comprar algo que você queira. Lembre-se da falta de fôlego para subir uma escada ou correr. Pense no quanto você vai deixar de envelhecer mais rapidamente, pois a pele, unhas e cabelos tendem a ficar mais fortes e saudáveis sem o consumo das substâncias tóxicas. Além disso, veja abaixo outros benefícios que você conquista ao parar de fumar.

  • 20 minutos: o pulso e a pressão arterial voltam ao normal.
  • 8 horas: o corpo já liberou parte da nicotina e do monóxido de carbono, que são prejudiciais para o transporte de oxigênio das células.
  • 12 horas: o nível de monóxido de carbono volta ao normal, fazendo com que os batimentos cardíacos sejam estabilizados e o oxigênio passa a ser bombeado adequadamente. A circulação e a respiração melhoram.
  • 24 horas: são reduzidas as chances de um ataque cardíaco.
  • 48 horas: paladar e olfato ficam mais apurados.
  • 3 dias: os brônquios voltam a funcionar bem.
  • 3 meses: melhora no fluxo sanguíneo, pressão arterial e frequência cardíaca.
  • 1 ano: são reduzidos pela metade os riscos de problemas cardíacos.
  • 5 anos: são reduzidos os riscos de cânceres como boca, faringe, bexiga, esôfago e útero.
  • 10 anos: metade da probabilidade de morrer de câncer de pulmão do que um fumante.
  • 15 anos: as chances de ter doenças do coração são as mesas de alguém que nunca fumou e seu organismo se livrou das 4.700 substâncias tóxicas.

Fonte: Instituto Vencer o Câncer

4. Reduza aos poucos

Assim como acontece em outros vícios, é muito difícil parar de forma abrupta, embora em alguns casos como problemas graves de saúde e gestação seja necessário. Porém, se você puder reduzir aos poucos, sua batalha será um pouco menos difícil, pois seu corpo passará a se adaptar com quantidades cada vez menores das substâncias.

Marque uma data para parar e, até lá, vá fumando cada vez menos. Use essa data para marcar o dia de uma mudança de hábitos memorável e que deve ser celebrada e não um dia de sofrimento.

Prepare-se para o início, deixando por perto gomas de mascar, água, palitos de cenoura, frutas geladas e cubos de gelo que podem ser aliados no momento que a abstinência aparecer.

5. Construa novos hábitos

O cigarro também é um vício muito atrelado aos hábitos. Alguns fumantes criam uma rotina, associando o ato de fumar à momentos como após as refeições, após tomar o café, durante happy hours. No início, uma das dicas para parar de fumar é substituir esses hábitos.

Escovar os dentes após as refeições, reduzir (ou até cortar) o café, evitar estar em ambientes com fumantes, entre outras ações que possam causar a tentação de acender um cigarro.

A prática de exercícios físicos pode ajudar a reduzir a ansiedade, a sensação de abstinência e compensar o ganho natural de peso que ocorre após largar o cigarro. Apostar em hobbies e atividades que tirem o foco do hábito nocivo também ajuda bastante.

Esperamos que essas 5 dicas para parar de fumar te ajudem no processo. Se você não é fumante, compartilhe-as com os amigos e ajude-nos a promover saúde!

Conheça também nossa campanha do Dia Mundial sem Tabaco!

Deixe seu comentário