A osteoporose é uma doença que provoca a perda da massa óssea, tornando os ossos frágeis e quebradiços. Ela é mais comum em mulheres acima de 45 anos e progride com o passar dos anos, aumentando o risco de fraturas, principalmente em regiões como quadril, costela e colo do fêmur.

Em homens o problema é mais raro, pois a testosterona impede o desgaste ósseo. Eles costumam apresentar fraturas osteoporóticas a partir dos 50 anos (sendo mais comum a partir dos 70).

A osteoporose também pode atingir pessoas mais jovens caso esteja relacionada a outras doenças como problemas endócrinos, renais ou por causa do uso de alguns medicamentos. Quer entender o porquê de as mulheres serem as mais afetadas, quais são os sintomas, como é feito o diagnóstico e o tratamento? Continue a leitura!

Quais são os tipos de osteoporose?

Existem dois tipos principais de osteoporose: a osteoporose primária e a osteoporose secundária. Há também a osteoporose idiopática, que é mais rara e tem a causa desconhecida. Veja agora um pouco mais sobre cada uma delas.

Osteoporose primária

Ocorre em 95% dos casos de osteoporose em mulheres e em 80% dos casos em homens.

O esqueleto humano passa por transformações durante a vida, como quando precisam crescer em largura e comprimento na juventude. Pequenas áreas de tecido ósseo saem e outras são depositadas, fazendo uma remodelação e afetando a forma e a densidade dos ossos. Porém, após os 30 anos, os ossos passam a se degradar mais do que se recompor.

Em sua composição, os ossos contam com minerais como cálcio e fósforo, que os deixam mais rígidos. Além disso, o corpo também precisa produzir hormônios como o da paratireoide, do crescimento, testosterona e ter a sua disposição a vitamina D. O estrogênio também precisa estar equilibrado, pois sua falta pode aumentar a degradação óssea.

Quando o corpo não consegue ter o que precisa para manter os ossos saudáveis, eles perdem cada vez mais densidade, ficam frágeis e podem resultar na osteoporose primária.

Outros fatores como tabagismo, consumo de álcool em excesso, histórico familiar de osteoporose e pouca estatura corporal também aumentam os riscos do surgimento da osteoporose.

Osteoporose secundária

A osteoporose secundária está associada a condições clínicas, que podem ser distúrbios hormonais, reumatismo, problemas no intestino, uso de medicações e câncer. Alguns problemas de saúde que podem causar a osteoporose secundária são:

  • doença renal crônica;
  • doença de Cushing;
  • hipertireoidismo;
  • hipogonadismo;
  • diabetes mellitus;
  • mieloma múltiplo;
  • artrite reumatoide.

A osteoporose secundária também pode ser causada por medicamentos como hormônios da tireoide, progesterona, alguns quimioterápicos e anticonvulsionantes. O consumo de álcool, cafeína e o tabagismo também podem contribuir para seu surgimento.

Sintomas e diagnóstico da osteoporose

A osteoporose é conhecida por ser uma doença silenciosa e que não causa sintomas. É comum ser descoberta apenas quando existem fraturas ou deformação de ossos e a doença já está avançada. Pacientes com fraturas na coluna vertebral, mesmo que sem sintomas, podem reduzir a estatura em mais de 2 centímetros.

Para poder descobrir o quanto antes o problema e tratá-lo, os médicos costumam solicitar o exame de densitometria óssea, que é feito no aparelho de raio X. Ele permite ver o osso por dentro e medir a densidade mineral, podendo até prever riscos de fraturas.

Tratamento

A osteoporose não tem cur, mas tem tratamento. A dieta é um fator importante para conter a perda de massa óssea. Pode ser sugerida a ingestão de cálcio e vitamina C e, quando não são suficientes na alimentação, podem ser receitados suplementos.

Os medicamentos também melhoram a resistência do osso, impedindo a degeneração e incentivando a reconstrução. Uma classe de remédios para esta doença é a dos bifosfonatos, outra é a da calcitonina. Também existem medicamentos biológicos que desaceleram a degradação dos ossos.

Atenção: somente o médico que acompanha o caso pode receitar a melhor opção, por isso, é sempre válido alertar para os perigos da automedicação e auto suplementação, que podem causar riscos graves à saúde.

Dia 20 de outubro é o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose e a data tem o objetivo de conscientizar as pessoas e levar informações para que o diagnóstico seja feito o quanto antes.

Confira o vídeo que fizemos sobre o tema e não esqueça de compartilhar este conteúdo para nos ajudar a levar essas informações para mais pessoas!