A Diabetes Mellitus é uma doença que ocorre quando existe a elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Normalmente, ela ocorre pela deficiência na produção ou ação da insulina. A alimentação é um fator importante para o diabético controlar o nível do açúcar no sangue e evitar complicações.

Neste conteúdo, separamos dicas relacionadas à dieta para diabéticos, mas é sempre bom lembrar que elas não substituem o acompanhamento com um profissional, que vai desenvolver o planejamento alimentar de acordo com as características individuais de cada paciente. Vamos lá?!

Alimente-se com mais frequência

Quando você mantém uma média de 5 a 6 refeições diárias, com horários definidos e sem pular refeições, evita o consumo excessivo de alimentos, mantendo o peso e controlando a glicemia.

Consuma frutas, legumes e verduras

Esses alimentos contam com fibras, que fazem a glicose ser transportada para o sangue mais lentamente, além de contribuir para a saciedade e melhorar o funcionamento intestinal. No caso das frutas, é sempre melhor optar pela sua versão inteira aos sucos, pois eles possuem menos fibras.

O Ministério da Saúde recomenda o consumo de 3 ou mais porções de legumes e verduras, além de 2 porções ou mais de frutas. Feijão, lentilha, grão de bico e outras leguminosas são ótimas opções, bem como os cereais integrais, como farelos de aveia, arroz, entre outros.

Light não, Diet sim

Muitas pessoas confundem esses dois tipos de alimentos. Os light são aqueles que possuem redução em nutrientes, mas ainda podem conter açúcar. Já os alimentos diet substituem nutrientes, como o uso de adoçantes ao invés de açúcares. Eles são os mais recomendados para diabéticos.

Substitua o açúcar

Os adoçantes podem ajudar a adoçar bebidas e alimentos, substituindo o açúcar. Porém, é recomendado optar pelos não calóricos, que são produzidos com sacarina, stévia ou sucralose. Ainda assim, devem ser consumidos com moderação.

Cuidado com carboidratos

Os carboidratos são uma fonte importante de energia e permitem a metabolização da gordura. No entanto, devem ser consumidos com moderação, uma vez que 90% a 100% dos carboidratos ingeridos se transformam em glicose e vão para a corrente sanguínea.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) informa, em suas diretrizes, que a adoção de dietas restritas em carboidratos deve ser acompanhada por um profissional que informe as estratégias disponíveis e a melhor para cada caso.

Ao procurar por dieta para diabéticos, você pode encontrar diversas indicações, mas tome cuidado, o que serve para uma pessoa, nem sempre serve para a outra. Existem várias considerações que devem ser feitas antes das restrições alimentares serem implementadas. Não deixe de buscar orientação profissional.

Além disso, existem outros cuidados que precisam ser tomados. Confira no vídeo a seguir:

 

Confira outras campanhas de saúde da D’Or Consultoria

Fontes:

Medicina UFMG

Ministério da Saúde

Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes