Quando você busca por atendimento médico, será que realmente aproveita as consultas? Apesar de ser um processo já conhecido de muita gente, nem sempre a ida ao consultório é feita da melhor maneira. Por isso, nesse artigo separamos 7 dicas que podem fazer toda a diferença. Confira e saiba como aproveitar ainda mais suas consultas médicas!

1. Faça consultas médicas preventivas

É muito comum que as pessoas busquem atendimento médico apenas quando apresentam sintomas. Acontece que, quando o corpo dá sinais de que algo não vai bem, geralmente já existe um problema, que muitas vezes poderia ser evitado ao realizar consultas e exames preventivos.

Além disso, diversas doenças têm chances de cura maiores quando detectadas logo no início, como o câncer de mama, hipertensão, AIDS, entre outros. Por fim, ao ir em um pronto socorro, nós temos uma consulta com um médico que, por vezes, não tem em mãos nosso histórico de saúde e outras informações mais aprofundadas.

O acompanhamento com um médico de família, por exemplo, consegue ter uma continuidade, com um olhar mais amplo sobre o histórico completo de saúde.

2. Anote as dúvidas antes da consulta

O momento da consulta é importante para tirar dúvidas, questionar sobre possíveis efeitos colaterais de medicamentos, alternativas de tratamento, entre outras questões. Por vezes, são muitos tópicos para se lembrar, então uma boa alternativa é anotar todas as dúvidas e chegar preparado na consulta médica.

3. Procure o pronto-socorro apenas em emergências

O pronto-socorro é o local para procurar em casos de cuidados imediatos e que exigem soluções rápidas como risco de vida ou perda de função. É por isso que ele funciona 24h, 7 dias por semana.

Quando temos um problema que não é uma emergência, o ideal é marcar uma consulta com um especialista, que vai observar o quadro com mais detalhes, além de não ocupar o lugar de alguém que realmente tem uma emergência.

4. Explique bem seus sintomas

Se estiver com um problema, fale detalhadamente sobre o que sente, quando começou e quaisquer outras informações que possam ajudar. Os detalhes fazem toda a diferença para o diagnóstico clínico. Além disso, se tiver exames e receitas anteriores, leve-os com você.

5. Não omita informações

Omitir informações, mesmo que elas pareçam apenas detalhes, pode causar problemas. Sendo assim, é importante falar para o médico a verdade, seja sobre consumo de medicamentos, drogas, álcool e substâncias até detalhes como a data do início dos sintomas.

6. Respeite a data do retorno

Quando a consulta é finalizada, mas por alguma necessidade é preciso voltar ao profissional ainda por conta da mesma queixa, respeite a data do retorno. Existe um prazo para que não seja cobrada uma nova consulta. Verifique as informações com o consultório.

7. Faça sua parte

O médico poderá indicar o tratamento, mas, para que ele funcione, também dependerá de você. É preciso que ele seja seguido corretamente, durante o prazo estipulado. No final, é a sua saúde em questão, cuide bem dela.

Para saber mais sobre o uso consciente do plano de saúde, confira o nosso guia!