Quando solicitar o reembolso de procedimentos médicos? Quais os documentos necessários? Posso dividir o recibo da consulta para aumentar meu reembolso? Confira a seguir nossas dicas para utilizar o reembolso do plano de saúde da melhor forma para evitar fraudes e aumentos na sinistralidade.

O reembolso de procedimentos médicos, como consultas e exames, é oferecido com um benefício por muitos planos de saúde. Mas, para que nem você, nem os outros beneficiários sejam prejudicados pelo mau uso, é preciso conhecer as regras e realizar os procedimentos de maneira correta.

Quando posso solicitar o reembolso do plano de saúde?

Em primeiro lugar, é preciso destacar que seu plano de saúde oferece uma ampla gama de prestadores de serviços médicos, como consultórios e laboratórios, que garantem atendimento de qualidade a você e seus dependentes sem precisar realizar pagamentos adicionais (apenas a coparticipação acordada, caso exista).

Por isso, acesse os canais de atendimento do seu plano e verifique com atenção os locais que oferecem o atendimento do qual você precisa. Caso não encontre, é permitido solicitar o reembolso do plano de saúde.

Quais são as regras?

O reembolso é válido somente para procedimentos incluídos no seu plano de saúde. Ou seja, consultas e procedimentos médicos. Outros procedimentos, como os estéticos, não são passíveis de reembolso. Consulte as regras do seu plano antes de realizar o procedimento, incluindo prazos de solicitação, documentos obrigatórios, prazos de pagamento, entre outros.

Quais os valores do reembolso?

Na maioria dos planos, o valor do reembolso não corresponde ao valor total da consulta. Por isso, esteja ciente dos valores praticados pelo seu plano para não ser pego de surpresa.

Quais documentos preciso enviar?

Os planos de saúde costumam solicitar a nota fiscal do atendimento e o comprovante de pagamento (seja por cartão ou PIX), mas isso pode variar. Com esses itens em mãos, é preciso acessar o app do seu plano para abrir a solicitação e anexar os documentos dentro do prazo estipulado pela sua operadora.

Quando receberei meu reembolso?

Em geral, os reembolsos são concluídos em torno de 30 dias após a solicitação, desde que a documentação esteja correta e seja aprovada pela operadora. Logo, fique atento na hora do preenchimento e envio dos comprovantes do seu procedimento para não atrasar o pagamento nem tê-lo negado.

Posso dividir o recibo da consulta para aumentar o reembolso?

Embora essa prática possa ser comum para alguns usuários de plano de saúde e até para prestadores de serviço, dividir o valor da consulta em dois ou mais recibos para aumentar o reembolso configura fraude. Isto é, a operadora poderá tomar medidas contra você e sua empresa, que vão desde o cancelamento do benefício até processos na justiça – isso sem falar no risco de demissão.

Além disso, se um ou mais usuários passam a fazer mau uso do plano, todos os beneficiários podem arcar com as consequências: aumento da contribuição ou coparticipação, downgrade e até cancelamento do plano coletivo.

Se quiser entender melhor o que é e como funciona a sinistralidade do seu plano, saber quando procurar o pronto-socorro e ainda tirar outras dúvidas, acesse este post do blog ou nosso Guia de Uso Consciente.

Confira também nosso vídeo e saiba como dividir só o que é legal:

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