Que tal aproveitar o Mês do Orgulho LGBTQIAP+ para maratonar séries e filmes com esta temática? Conhecer realidades e histórias diferentes nos ajuda a aumentar a visão de mundo, além de gerar empatia. Neste artigo, separamos excelentes opções para todos os gostos: desde dramas, até romance, comédia e filmes inspirados em histórias reais. Vamos lá?!

1. Heartstopper

Baseada em uma história em quadrinhos de Alice Oseman, Heartstopper tem sido muito comentada na internet. A trama fala sobre Charlie Spring, um aluno dedicado e que sofre bullying no colégio por ter se assumido gay, e Nick, um garoto popular e ótimo jogador de rúgbi. Apesar de serem muito diferentes um do outro, eles se conhecem e ficam cada vez mais próximos.

2. Pose

Pose é uma série com temática LGBT produzida por Ryan Murphy e Brad Falchuk. Ela fala sobre a cultura do baile underground de Nova York, um movimento que ganhou notoriedade nos anos 80, além de abordar temas como comunidade gay e trans e a crise violenta da aids.

Mj Rodriguez, atriz que faz uma das personagens principais de “Pose” foi a primeira mulher trans a vencer um Globo de Ouro. A série conta com elenco cheio de representatividade .

3. Moonlight: Sob a Luz do Luar

O filme Moonlight fala sobre três momentos de Chiron, um jovem negro que cresceu na periferia de Miami. Entre as questões abordadas estão a sua sexualidade na adolescência, além do universo do crime e das drogas nos Estados Unidos nos anos 80. Vencedor do Oscar de melhor filme em 2017, é outra ótima opção de filme com temática LGBT para assistir.

4. Elisa y Marcela

Esse filme emocionante é inspirado em uma história real e conta a história de Marcela e Elisa, duas mulheres que viveram uma história de amor. Elas conseguiram que Elisa se passasse por seu falecido primo Mario, para conseguirem se casar, resultando no único casamento homoafetivo já realizado pela igreja católica.

5. Hoje eu quero voltar sozinho

Leonardo é um adolescente com deficiência visual que tenta lidar com suas limitações e a mãe superprotetora. A chegada do aluno novo, Gabriel, traz novos sentimentos e descobertas. Este é um filme nacional, lançado em 2014 e muito elogiado pela crítica na época.

6. Orgulho e Esperança

“Orgulho e Esperança” é um filme baseado em uma história verídica que aconteceu nos anos 80, em Londres, quando os mineiros entraram em greve e começaram a passar por dificuldades. Surge então um grupo LGBT+ disposto a ajudar, arrecadando dinheiro nas ruas. Apesar da resistência dos mineiros, o filme retrata como a união pode fazer toda a diferença.

7. Meu Nome é Ray

Ray nasceu como mulher, mas não se identificava com o gênero, então começa a se preparar para a cirurgia de redesignação de gênero. Maggie, sua mãe, apoia a decisão, mas teme a possibilidade que o filho se arrependa um dia. Sua avó lésbica não concorda e seu pai ausente, que precisa assinar os papeis de autorização, se opõe.

8. Com Amor, Simon

Simon é um adolescente que vive a vida normalmente, mas tem um segredo: ele é gay. Com dificuldade em revelar para as pessoas ao seu redor, ele se surpreende ao descobrir que um colega anônimo na escola também é. Tudo fica mais complicado quando suas conversas com a pessoa anônima acabam sendo divulgadas.

9. A Garota Dinamarquesa

Este filme se passa na Copenhague dos anos 20 e mostra a história de Lili Elbe, atribuída ao nascer como Einar Mogens Wegener, uma das primeiras pessoas transgênero a passar por uma cirurgia de redesignação sexual. A trama fala sobre como foi o processo de descoberta de Lili e de Gerda, a esposa que apoia a cirurgia, mas percebe que perdeu a pessoa com quem se casou.

10. Manhãs de Setembro

Cassandra é uma mulher trans que abandonou tudo para buscar seu sonho de cantar. Anos depois, sua ex-namorada revela que ela tem um filho. A série mostra as dificuldades em aceitar o filho, a luta pela independência, o sonho de ter um espaço, entre outras questões.

11. AJ and the Queen

RuPaul interpreta a drag queen Ruby Red, que viaja pelos EUA em um trailer velho e acaba encontrando uma órfã de 11 anos, AJ (Izzy G.). A viagem é cheia de aventuras, desafios e rende muitas risadas nessa opção muito legal de série LGBT.

Agora que você já tem essas 11 sugestões de filmes e séries LGBT+, é hora de preparar a pipoca e aproveitar. Confira também a nossa campanha do Mês do Orgulho LGBTQIAP+:

IMAGINA NÃO PODER SER QUEM VOCÊ É

As opiniões apresentadas nos filmes e séries indicados não expressam necessariamente posicionamentos da D’Or Consultoria.