Presente, principalmente, nos meses mais frios como outono e inverno, a tosse alérgica não é uma doença, mas sim um sintoma. Ela pode ser causada pelos mais diversos fatores, desde gripes, resfriados, refluxo e o motivo que trataremos neste artigo: as alergias. Para entender melhor como essa condição ocorre e o que fazer para aliviá-la, basta continuar a leitura!

Como ocorre esse tipo de tosse?

A tosse é uma maneira do corpo se defender, expulsando elementos que estejam causando irritação ou tentando entrar nas vias respiratórias. Para isso, o corpo envia estímulos para o cérebro, por meio da traqueia e brônquios, causando uma contração muscular no diafragma e impedindo a saída e entrada de ar na glote.

No caso da tosse alérgica, costuma ser o contato com o que causa a reação alérgica. O sistema imunológico reconhece a substância como ameaça e reage, causando, entre outros sintomas, a tosse alérgica. No caso da alergia a poeira, por exemplo, pode ser o contato com um cobertor ou casaco que estava guardado por muito tempo.

Ela também pode ser ocasionada por pelo de animais, pólen, fumaça de cigarro, produtos de limpeza, perfume, entre outros. Normalmente, as pessoas com tosse alérgica costumam ter problemas de saúde como asma, sinusite e rinite, sendo a tosse um dos sintomas das crises alérgicas. Por isso, ela também pode acontecer pela mudança de temperatura, como ocorre no inverno e outono.

Quais são os sintomas e como distingui-la de outras tosses?

A tosse alérgica é seca e persistente. Ela costuma irritar a garganta e ocorre várias vezes ao dia. Diferentemente da tosse de um resfriado, por exemplo, ela não tem muco ou outra secreção. Geralmente, ela piora durante a noite e pode até causar ânsia de vômito e falta de ar.

Entretanto, a melhor maneira de descobrir se é ou não uma tosse alérgica é procurando um alergologista. Desse modo, ele pode identificar a causa por meio de exames como Raios-X de tórax e dos seios da face, dosagem de anticorpos alérgicos no sangue (IgE total e IgE-RAST) e as provas de função pulmonar (espirometria).

Em alguns casos, também podem ser realizados exames como endoscopia digestiva, tomografia de tórax, broncoscopia e manometria do esôfago.

Como acabar com a tosse alérgica?

Embora muita gente acredite que saiba o que é bom para tosse alérgica, é perigoso usar as “receitas” caseiras, como os xaropes. Na realidade, não existe um tratamento específico para a tosse, mas sim para o problema que está causando-a.

Os xaropes com mel ou preparações com leite podem parecer inofensivos, mas, caso o motivo da tosse seja o refluxo esofágico, por exemplo, eles podem agravar o problema. Além disso, mesmo os xaropes comercializados sem receitas podem levar a efeitos colaterais no sistema cardiovascular ou nervoso.

Deste modo, a maneira mais segura para acabar com a tosse alérgica é consultando um médico para realizar o tratamento. Em muitos casos, o mais seguro é manter-se longe do que causa a alergia, por consequência, evitando a tosse.

Quer saber mais sobre as alergias? Confira a nossa campanha “A alergia atacou só de olhar?”: