A mamografia é o exame através do qual se faz o rastreamento do câncer de mama. Uma vez que o nódulo costuma ser indolor e só é perceptível quando seu tamanho já tem cerca de 2 a 3 centímetros, é importante realizar o exame de mamografia para detectá-lo o mais cedo possível – aumentando as chances de cura. Neste artigo, vamos esclarecer como o exame de mamografia funciona, qual a idade para que ele possa ser realizado e outras questões que são comuns sobre o tema. Vem com a gente!

O que é mamografia?

Basicamente, o exame de mamografia é um exame de imagem que mostra a composição das mamas, permitindo que sejam detectadas lesões com menos de 1 cm, ainda na fase assintomática, prevenindo a metástase. Com isso, as chances de cura podem chegar a 98% (quando diagnosticado logo no início).

O que é mamografia bilateral?

A mamografia bilateral é classificada dessa forma quando são realizadas duas incidências em cada mama, podendo também serem realizadas incidências adicionais caso o médico solicite. É o exame mais comumente solicitado. Porém, ela também pode ser realizada em apenas uma das mamas (mamografia unilateral), em casos de pessoas mastectomizadas ou quando é solicitada uma incidência adicional complementar à mamografia bilateral já realizada.

Como é feito o exame de mamografia?

Para realizar a mamografia, a mulher fica em pé e são posicionadas duas placas nos seios. Então, o profissional solicita que ela fique imóvel e segure a respiração, de modo que o exame tenha mais eficiência.

Par evitar que o exame tenha alguma interferência, é recomendado que no dia não se utilize desodorante, talco, nem outros produtos na região das mamas. Também é solicitado que sejam utilizadas roupas leves e que evite-se marcar uma data que anteceda a menstruação, pois as mamas estarão mais sensíveis.

O exame de mamografia dói?

Na maioria dos casos, o exame de mamografia costuma ser indolor. Algumas vezes, porém, pode ser incômodo, principalmente se a mama for mais densa. No entanto, ele tem uma curta duração – entre 15 e 25 minutos – e sua realização é muito importante. Além disso, hoje já é realizado o exame de mamografia digital, que é mais rápido e eficiente, reduzindo o desconforto.

A mamografia deve ser feita partir de que idade?

Outra dúvida bastante comum é sobre a idade para fazer o exame de mamografia. Acontece que existe uma divergência entre a determinação do Ministério da Saúde e outras instituições. Confira:

  • Ministério da Saúde: mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer o exame de mamografia a cada dois anos
  • Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo): o exame de mamografia deve ser realizado anualmente dos 40 até os 74 anos. Em casos de histórico familiar, ele pode ser solicitado em idades mais jovens e intervalos menores.

Quais são as contraindicações para o exame de mamografia?

A mamografia não é recomendada para gestantes e lactantes, sendo nestes casos recomendados outros exames, como ultrassom e ressonância magnética. Mulheres que colocaram prótese mamária precisam aguardar 6 meses para realizar a mamografia, e quem fez exames com uso de contraste também precisa esperar dois dias antes de realizar o exame de mamografia.

Outubro Rosa e a mamografia

O Outubro Rosa é um movimento conscientiza as pessoas sobre a importância dos exames para detecção precoce do câncer de mama. Ele começou nos Estados Unidos, na década de 90, mas a campanha foi aprovada pelo congresso somente depois.

Os laços cor de rosa foram lançados como símbolo pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, em 1990, na cidade de Nova York. No Brasil, a campanha chegou em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com luzes cor de rosa. Desde então, a campanha tem crescido e, hoje, muitas empresas e instituições fazem ações para colocar o tema em debate.

Confira a nossa campanha “1 de 365” e veja como é importante tirar um dia do ano para realizar o exame de mamografia:

 

Veja também:

Homem também pode ter câncer de mama? Descubra agora!

Tipos de câncer de mama: saiba a diferença entre 6 deles