Ainda que ele não tenha o prestígio que merece por parte da maioria das pessoas, ninguém discorda que usar fio dental é fundamental para a higiene dos dentes. No entanto, só saber disso não basta. Existe o jeito certo de usar e, inevitavelmente, o errado que, além de comprometer a eficácia do hábito, pode gerar alguns problemas para a saúde bucal.

E por falar nisso, dia 25 de outubro, celebra-se o Dia Nacional da Saúde Bucal, ocasião perfeita para saber tudo que você ainda não sabe sobre a sua, inclusive o que não fazer. Confira a seguir os 5 erros mais comuns que você pode estar cometendo ao usar o fio dental:

 

Usar o fio dental depois da escovação

Sim, tem ordem certa! Quando você usa o fio, os restos de alimentos se desprendem e ficam presos nele ou soltos na boca. Se você escova os dentes primeiro, quem irá “varrer” esses restos ao final? Pois é… Como a função dele é alcançar lugares que a escova de dente não chega, deixe-a por último. Assim, você garante uma limpeza mais eficiente.

Outra vantagem de respeitar a ordem na hora de usar é a de não correr o risco de esquecer dele após a escovação. Afinal, com a falsa sensação de que os dentes já estão limpos por conta da escova e da pasta, fica mais fácil esquecer do fio. Lembre-se disso!

 

Usar o fio dental fazendo movimento de serra

Essa talvez poucas pessoas saibam, mas o movimento das mãos na hora de usar o fio também faz toda diferença. Evite fazer o clássico movimento de “serra” (para frente e para trás), pois ele pode acabar empurrando as bactérias na direção das gengivas ao invés de para fora.

Ao passá-lo, procure manter o movimento de cima para baixo, posicionando-o entre os dentes e deslizando-o suavemente numa espécie de “c”. Isso é fundamental para remover a tão conhecida placa bacteriana, que nem sempre está visível.

 

Usar o tamanho errado de fio dental

Se tem ordem e movimento ideais, também tem tamanho certo! E, convenhamos: a hora da higiene bucal não é hora de economizar no fio dental. Afinal, não é uma questão de preciosismo, mas de usar o tamanho ideal para que sua higiene seja bem-feita.

Normalmente, o tamanho indicado de fio para que toda a arcada dentária seja corretamente limpa fica entre 40 e 45 centímetros. Utilizando menos que isso, você não terá tamanho suficiente para realizar o processo inteiro e, muito provavelmente, tentará reutilizar partes já sujas, o que é pior, pois só espalha a sujeira pela boca.

Além disso, você deve segurar o fio com os dedos e iniciar a higienização sem esquecer de limpar todos os dentes e não somente alguns. Quer um passo a passo detalhado de como usar o fio dental corretamente? Assista ao nosso vídeo “Por Um Fio”!

 

Passar fio dental demais

Não é porque usar menos fio do que o indicado é arriscado que você precisa exagerar. O excesso pode machucar a gengiva, provocando sangramentos e outros problemas. Diferentemente da escovação, que deve ser feita após cada refeição, o ideal é usá-lo uma vez por dia. Por isso, faz sentido que esse hábito seja priorizado na parte da noite. Assim, você se certifica de que todos os resíduos alimentares acumulados durante o dia serão alcançados pelo fio.

 

Exagerar na força dos movimentos

Não é força, é jeito! Fazer mais força que o necessário ao usar o fio dental não significa que a higiene será melhor. E assim como exagerar na quantidade é ruim, forçar a barra na intensidade, também, podendo ocasionar lesões, sangramentos e aumentar o risco de infecções.

 

Trocar o fio dental por outro objeto

Por mais absurdo que possa soar, você se assustaria com o quão comum esse erro é. Mas, além de comum, tentar substituir o fio dental também é perigoso e desagradável.

Na falta dele, muita gente apela para pequenos acessórios, como os palitos de dente, que, além de ser extremamente perigoso para a gengiva, lábios e língua por ser pontiagudo, ainda é ineficiente, pois faz uma limpeza superficial apenas.

Quando o assunto é higiene e saúde bucal, os únicos acessórios que devem ser utilizados são o fio dental e as escovas de dente. Não apele para improvisos, arriscar-se não vale a pena.

 

Mas não se esqueça do especialista!

Lembre-se: nenhuma dessas dicas é suficiente se você não mantiver as idas regulares ao dentista. Visite o seu profissional de confiança pelo menos a cada 6 meses para uma limpeza mais profunda. E para mais dicas de saúde e bem-estar, siga @DORCONSULTORIA em suas redes sociais ou visite dorconsultoria.com.br.

 

25 de outubro

Dia Nacional da Saúde Bucal

 

Fontes:

  1. https://www.tuasaude.com/placa-bacteriana/
  2. https://institutonewtonribeiro.com.br/e-normal-o-fio-dental-causar-sangramento-na-gengiva/
  3. https://www.minhavida.com.br/materias/materia-21724