O mês de dezembro é marcado não apenas por uma, mas duas campanhas importantes para a área da saúde: Dezembro Laranja e Dezembro Vermelho. Mas você sabe quais são os objetivos e os temas que elas abordam? No artigo de hoje, explicaremos essas e outras questões. Confira!
Sobre o que é a campanha Dezembro Laranja?
Criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a campanha Dezembro Laranja tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre ações que podem reduzir as chances do desenvolvimento do câncer de pele. Todos os anos, são diagnosticados mais de 180 mil casos da doença, só no Brasil.
Ainda assim, muitas pessoas só se preocupam com o uso do protetor solar ao ir para a praia ou no mergulho na piscina. De acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia de 2019, 63% dos brasileiros se expõem ao sol sem qualquer proteção.
Por isso, o Dezembro Laranja é muito importante e traz à tona essas informações para que as pessoas possam entender que cuidados como a utilização do filtro solar e sua reaplicação a cada duas horas, além do uso de óculos escuros e acessórios como bonés e chapéus de aba larga são fundamentais.
A campanha também aborda os sintomas, para que mais pessoas possam atentar-se aos sinais que podem servir de alerta e para que o câncer de pele possa ser detectado nas fases iniciais, aumentando as chances de cura. Veja o vídeo da nossa campanha “O sol arde para todos”:
Qual o objetivo da campanha Dezembro Vermelho?
Já o Dezembro Vermelho nasceu a partir da Lei 13.504 e dá sequência às ações do Dia Mundial contra a Aids, que ocorre no dia 1º de dezembro. Essa campanha tem como foco a conscientização e combate ao HIV, Aids e infecções sexualmente transmissíveis.
De acordo com a UNAIDS, em 2021, cerca de 38,4 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo, mas, no mesmo ano, cerca de 5,9 milhões de pessoas não sabiam que viviam com HIV.
Também é importante ressaltar que as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) abrangem outras doenças como herpes genital, sífilis, gonorreia, HPV, HIV/AIDS, clamídia, triconomíase, além das hepatites virais B e C. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 mostrou que aproximadamente 1 milhão de pessoas afirmaram ter diagnóstico médico de Infecção Sexualmente Transmissível (IST) ao longo daquele ano.
É preciso reforçar a importância da prevenção, principalmente entre os jovens, uma parcela que tem sido cada vez mais afetada. Por isso, o Dezembro Vermelho também é de grande importância e precisa ser divulgado, de maneira que cada vez mais pessoas se conscientizem sobre a prevenção e outras medidas como os testes de ISTs, e a possibilidade de uso de antirretrovirais na Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP) – quando necessários. Confira o vídeo da nossa campanha “Prevenção nunca sai de moda”:
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