A estação mais quente do ano está chegando e, com ela, uma realidade de dar frio na espinha: anualmente, são registrados mais de 180 mil casos de câncer de pele no Brasil, o correspondente a 30% de todas as ocorrências oncológicas do país. E embora a exposição solar excessiva seja o principal fator de risco para o câncer de pele, de acordo com dados de 2019 da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 63% dos brasileiros se expõem ao sol sem qualquer proteção. E por falar em proteção, nada mais justo do que reforçar a importância da principal e mais eficaz delas: o filtro solar. Afinal, estudos comprovam que quem faz uso diário dele tem 50% menos chances de desenvolver um câncer de pele (melanoma), tipo de câncer mais comum no Brasil e no mundo.

Mas sabia que existe jeito certo de aplicar o protetor solar e muita gente nem sabe? Se você é uma dessas pessoas, confira a seguir o guia de uso do filtro solar e deixe de ser!

 

Quantidade importa!

Segundo um estudo realizado pelo King’s College de Londres, na Inglaterra, se a quantidade aplicada for menor do que a recomendada pelos fabricantes, o produto fornece uma proteção bem abaixo da esperada. Para se ter uma ideia, concluiu-se que, em uma pessoa que aplicou a maior quantidade do produto durante os cinco dias de estudo, os danos causados pela alta exposição aos raios ultravioleta foram menores até mesmo que os gerados em apenas um dia com pouca iluminação e sem nenhuma proteção.

Mas que quantidade é essa?

Segundo a SBD, as quantidades ideias para que o filtro solar seja eficaz na proteção contra o câncer de pele em diferentes partes do corpo devem seguir os parâmetros abaixo:

  • Rosto e pescoço: uma colher de chá para cada local
  • Tronco: uma colher de chá para a parte frontal e outra para a de trás
  • Braços: uma colher de chá para cada um
  • Lábios: aplicar filtro próprio em formato de batom

 

Como escolher o melhor filtro solar

Por ser um produto facilmente encontrado em farmácias, supermercados e lojas de cosméticos, escolher o melhor filtro solar fica até difícil. Porém, para que ele realmente proteja o seu tipo específico de pele, é preciso estar atento às informações trazidas no rótulo. Por exemplo, sobre a textura do protetor solar:

  • As opções de filtro solar sem óleo são indicadas para quem tem peles mistas e oleosas
  • Os filtros solares com textura em creme e com ação hidratante são a melhor opção para quem tem a pele mais seca
  • Filtro do tipo toque seco e antioleosidade possuem efeito matificante para peles mais oleosas

Contudo, mais importante ainda é se atentar ao bom e velho Fator de Proteção Solar (FPS), que nada mais é o grau de proteção que o flito oferece contra os raios do sol.

Qual o FPS mais indicado para sua pele?

Antes de tratar mais especificamente de cada fator, lembre-se: aplicar filtro solar deve ser um hábito constante, e não depender somente dos dias de sol ou das folgas na praia ou na piscina. A radiação nos acompanha a todo momento. Por isso, é importante usar essa proteção também na cidade e até em dias nublados. Dito isso, vamos aos FPS:

  • Se a pele é muito branca e sofre queimaduras com a exposição solar, o FPS recomendado é sempre maior que 50
  • Se a pele é clara, mas tolera uma certa quantidade bronzeamento, o fator 50 está de bom tamanho
  • Para pele clara a média, o recomendado é começar com o FPS30 e, quando estiver mais bronzeada, migrar para o fator 20
  • Para pele média, o fator ideal é 20 ou 15
  • Pele de média a escura ou muito escura, o FPS 15 é o suficiente

 

Como aplicar o filtro solar corretamente

Agora que você já sabe qual modelo de filtro solar é o mais indicado para o seu tipo de pele, a quantidade certa a ser aplicada e a que fator de proteção recorrer, chegou a hora do mais importante: como aplicá-lo corretamente.

Parece bobeira, mas uma ótima dica é aplicar o protetor em linhas horizontais e verticais. Segundo os especialistas, com movimentos circulares, a chance de não o espalhar integralmente em alguma região é maior.

Outra dica se refere à reaplicação. Não adianta achar que passar o filtro solar uma única vez garante uma proteção permanente. É importante reaplicá-lo a cada duas horas ou após transpirar e entrar na água.

 

Bônus: filtro solar previne o envelhecimento!

Para encorajar os mais preguiçosos a adotarem esse hábito preventivo, o uso correto do filtro solar ainda oferece alguns benefícios além da proteção contra os raios ultravioleta, como uma maior hidratação da pele, a prevenção da acne solar, o clareamento das manchas de pele, e o preferido de todos: o combate ao envelhecimento precoce.

Além de todas as dicas acima, capriche também nos acessórios, como roupas com proteção UV, bonés, óculos escuros e, se possível, evite os horários em que o sol está mais agressivo: entre 10 e 16h.

Fique atento(a) à sua pele e, ao perceber qualquer mancha ou sinal incomum nela, consulte o seu dermatologista!

 

Dezembro Laranja

Mês da Conscientização Sobre o Câncer de Pele

 

Fontes:

  1. https://saude.abril.com.br/medicina/tem-jeito-certo-de-passar-protetor-solar-e-pouca-gente-sabe-como-e
  2. https://www.kcl.ac.uk/
  3. https://medprev.online/blog/prevencao/como-usar-protetor-solar-corretamente/
  4. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-pele
  5. https://www.skincancer.org/pt/blog/sunscreen-safety/
  6. https://dorconsultoria.com.br/portfolio/o-sol-arde-para-todos