Muitas pessoas têm essa dúvida, afinal, o câncer de pele coça? E, se não coçar, é sinal de que é apenas uma pinta? Logo de início já podemos adiantar que não é bem assim. Na verdade, os sintomas são variados e alguns deles podem surgir apenas quando a doença já está mais avançada. Para compreender melhor sobre o tema, continue a leitura!

O câncer de pele sempre coça e dói?

Nós já falamos em outro artigo que existe mais de um tipo de câncer de pele, sendo que dois deles são considerados não-melanomas (carcinomas basocelular e espinocelular) e o melanoma, que é mais agressivo.

Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de câncer. No caso do carcinoma basocelular, por exemplo, não é comum coçar ou doer, mas isso pode ocorrer, assim como o sangramento. Além disso, também é preciso avaliar as pintas mesmo quando elas não coçam nem doem, uma vez que esses sintomas podem demorar um pouco para surgir e a detecção precoce é muito importante.

Quando buscar um médico para avaliar sintomas de câncer de pele?

Os primeiros sinais de câncer de pele costumam ser a pintas, sinais ou manchas que surgem repentinamente e que são assimétricas, têm bordas irregulares, cores diferentes (avermelhadas, pretas, castanhas, brancas ou azuis) e mudam de tamanho forma ou cor.

Coceira, descamação e sangramento em sinais e manchas que não cicatrizam por mais de 4 semanas também devem ser observados. No entanto, é muito importante que não espere que todos os sintomas surjam antes de buscar o dermatologista. Além disso, não é recomendado que a pessoa faça testes caseiros ou apenas acompanhe a evolução das pintas em casa. Na dúvida, é melhor buscar orientação profissional.

O exame clínico ajuda a detectar a doença ainda nas fases iniciais e fazer com que as chances de cura sejam maiores.  A recomendação é a de procurar um dermatologista uma vez por ano para fazer um exame completo da pele, analisando pintas e manchas suspeitas.

Proteja-se do câncer de pele o ano inteiro

Agora que você sabe que o câncer de pele coça, mas que esse não é o único sintoma presente, saiba que a prevenção deve ser realizada durante todo ano, não apenas no verão. Alguns hábitos devem ser diários, incluindo o uso de filtro solar e sua reaplicação ao longo do dia, além de outros cuidados como evitar a exposição ao sol entre as 10h e 16h e buscar proteção extra como chapéus com abas largas, óculos de sol com filtro UV e até roupas com tecido com filtro UV.

A exposição prolongada ao sol é a principal causa para que esse tipo de câncer se desenvolva, ainda mais para quem se encaixa em um dos fatores de risco como: ter pele e olhos claros, ser albino, ter vitiligo, ter histórico da doença na família e fazer tratamento com medicamentos imunossupressores.

Confira agora nossa nova campanha “O sol arde para todos“:

Veja também:

Câncer de pele: sintomas, cuidados e tratamento