Desencargo de consciência, prova dos nove, double check ou – para quem é mais geração Z – autenticação de dois fatores… Na vida, é sempre bom ter uma camada extra de segurança, né? Especialmente antes de decisões importantes, como, por exemplo, a de passar por uma cirurgia. Este tipo de procedimento, naturalmente, causa certa tensão no paciente. Tensão esta que diminui à medida que ele está bem-informado e assistido pela equipe médica envolvida.

Antes da cirurgia em si, existem muitos detalhes a serem conferidos junto ao médico que realizará a operação, e a outros profissionais também. O objetivo deste artigo é justamente lhe ajudar nesse checklist, revisando tudo o que você precisa saber antes de passar por uma operação. Confira!

Cartas na mesa com o médico

Supondo que o profissional de sua escolha é de confiança, uma conversa com ele de forma transparente não será um problema. Sendo assim, liste todas as suas dúvidas e inseguranças em relação à cirurgia e peça que ele, além de sanar cada uma delas, explique detalhadamente cada etapa do procedimento – anestesia, metodologia, possíveis insucessos… – do pré ao pós-operatório.

Se for lhe ajudar, anote-as antes desse bate-papo. Assim, você não corre o risco de acabar esquecendo de alguma. A ideia que essa conversa seja tranquilizadora, mas ao mesmo tempo franca em relação aos riscos ou possíveis complicações que envolvem inerentes a qualquer procedimento cirúrgico.

Exames antes da cirurgia

Em geral, os médicos já solicitam que o paciente faça um check-up antes de uma cirurgia. No entanto, os exames solicitados são, normalmente, relacionados com a área do corpo envolvida no procedimento. Antes dos exames, avalie junto ao seu médico a real necessidade desse levantamento.

E por falar em exames, no dia da consulta, leve com você todos os exames que já fez e podem ajudar na avaliação do profissional. Além, é claro, de relatar detalhadamente tudo o que está sentindo e medicamentos em uso, se for o caso.

Fuja do Dr. Internet

Hoje em dia, com os sites de busca, redes sociais, fake news e especialistas de procedência duvidosa, é muito fácil ser fisgado pela desinformação. E quando o assunto é tão delicado e sério quanto uma cirurgia, os riscos causados por essa desinformação são ainda maiores.

Por isso, desconfie de fontes estranhas e não oficiais e jamais use a internet como principal berço de informação. Na dúvida, consulte um especialista – mais de um se preferir.

Segunda opinião médica

E por falar em segunda opinião, sabe por que ela é tão importante no contexto de uma cirurgia? Além, é claro, de lhe proporcionar uma camada extra de segurança e tranquilidade, a opinião de um especialista “de fora” ajuda a avaliar a real necessidade daquele procedimento, assim como possíveis tratamentos alternativos (quando for o caso).

Cirurgia e automedicação não combinam!

Tomar remédios por conta própria ou receitados por quem não tem autorização para tal deve ser uma prática abominada por você em qualquer situação, mas especialmente num contexto operatório. Somente o seu médico de confiança é que tem qualificação para isso e irá indicar os medicamentos a serem administrados por você em cada etapa da cirurgia. Automedicar-se oferece contraindicações que podem prejudicar tanto o procedimento cirúrgico em si quanto o pós-operatório.

Melhore seus hábitos

Essa dica vale para vida toda, afinal, o segredo para um dia a dia abundante em qualidade é o equilíbrio entre prazer e hábitos saudáveis. Para quem está prestes a passar por uma cirurgia, no entanto, esse equilíbrio muitas vezes fica ameaçado.

Alimentação e cirurgia

Muitas pessoas, quando estão passando por algum momento de tensão ou estresse, não conseguem se alimentar bem. Isso também pode acontecer com quem está prestes a passar por uma cirurgia. Porém, a alimentação é muito importante para preservar a saúde e a imunidade do paciente, além de controlar outros fatores do organismo.

Por isso, dedique-se à sua alimentação e, se achar necessário, procure um nutricionista para fazer o acompanhamento de sua dieta no período em que você estiver se preparando para a cirurgia e no pós-operatório. Ou, se preferir, converse com o cirurgião para que ele faça suas recomendações.

Álcool, cigarro e cirurgia

Que hábitos como o fumo e a ingestão exagerada de álcool fazem mal à sua saúde você já sabe. Mas quando o assunto é cirurgia, as complicações podem ser ainda piores: a bebida e o cigarro prejudicam a circulação e a oxigenação sanguínea, o que pode comprometer a cicatrização e causar problemas para o seu pós-operatório.

No caso das bebidas alcóolicas, o ideal é ingeri-las por pelo menos duas semanas antes da cirurgia. Para o caso dos fumantes, a indicação é conversar com o médico para buscar as indicações adequadas. O cigarro também pode causar embolia pulmonar ou trombose. Por isso, os pacientes que fumam devem ter cuidado redobrado.

Cuide da saúde mental

Como mencionado anteriormente, o processo cirúrgico causa preocupação, estresse e insegurança, sentimentos praticamente impossíveis de evitar. Por isso, antes de qualquer coisa, tenha em mente que cada pessoa reage de forma diferente a situações de desconforto e isso não deve ser motivo para que você se culpe ou pense em desistir da cirurgia.

Alguns pacientes, por conta do nervosismo, experienciam crises de pressão alta e condições físicas que acabam os impossibilitando de realizar a operação. Conversar com o cirurgião para tentar se tranquilizar é uma estratégia válida, mas, em casos mais graves, pode não ser o bastante. Nesses casso, é indicado buscar apoio psicológico.

Por último, mas não menos importante…

Vamos ver se você aprendeu tudo direitinho? Se você entendeu a real importância de estar bem-informado antes de uma cirurgia, você também entendeu que o ideal é bater com seu médico de confiança cada uma das informações que leu por aqui. Afinal, segurança nunca é demais, né?

E aí, gostou do conteúdo? Sabe de alguma pessoa que está se preparando para uma cirurgia? Compartilhe este artigo com ela!

E para mais informações valiosas sobre cirurgias, procedimentos eletivos e plano de saúde, acesse o nosso Guia de Uso Consciente do Plano de Saúde em dorconsultoria.com.br/guiadeuso.

Fontes:

  1. https://saj.med.br/9-dicas-para-se-preparar-para-cirurgia/
  2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_verifica%C3%A7%C3%A3o
  3. https://bvsms.saude.gov.br/anestesia-tem-risco/
  4. https://bvsms.saude.gov.br/check-up-medico/
  5. https://pt.wikipedia.org/wiki/Not%C3%ADcia_falsa
  6. https://rmmg.org/artigo/detalhes/147