A vacinação é uma das maiores conquistas da medicina moderna, salvando milhões de vidas todos os anos e erradicando doenças que antes eram comuns. No entanto, apesar de sua eficácia comprovada, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a importância da vacinação e seus benefícios para a saúde individual e coletiva.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cobertura global de imunização, incluindo a poliomielite, caiu de 86% em 2019 para 81% em 2021. Neste artigo, vamos explorar os principais motivos pelos quais a vacinação é tão crucial, e como ela pode ajudar a proteger você, sua família e a comunidade como um todo. Confira!

A importância da vacinação para a saúde publica

A vacinação é uma das medidas mais importantes para a promoção da saúde pública. Quando as pessoas se vacinam, elas não apenas protegem a si mesmas, mas também contribuem para a prevenção e controle de doenças infecciosas em toda a comunidade.

Quando uma grande parte da população é vacinada, a doença tem menos chances de se espalhar. Isso ocorre porque as pessoas vacinadas desenvolvem imunidade à doença, impedindo a transmissão do agente causador para outras pessoas. Isso é chamado de “imunidade coletiva” ou “imunidade de rebanho”.

Considerando que nem todos podem ser vacinados, como é o caso de bebês pequenos e pessoas gravemente doentes ou com alergias, é importante que as pessoas ao redor se vacinem para estarem a salvo de doenças que podem ser evitadas pela imunização.

Além disso, a vacinação ajuda a prevenir surtos e epidemias de doenças que podem ser graves ou mesmo fatais. Infelizmente, doenças como poliomielite, sarampo, rubéola e caxumba, que já haviam sido controladas ou até mesmo eliminadas, passaram a circular novamente, por conta da redução da adesão às vacinas.

Em 2016, o Brasil conquistou o certificado de eliminação do vírus do sarampo, mas a doença voltou em 2018 – inclusive com mais de 10 mil casos confirmados na época – e perdeu a certificação.

Por fim, a vacinação é uma maneira muito eficaz de reduzir a carga de doenças infecciosas na sociedade, diminuindo assim os custos e os impactos econômicos e sociais dessas doenças.

A importância da vacinação infantil

As crianças, especialmente as mais novas, são particularmente vulneráveis às doenças infecciosas porque seus sistemas imunológicos ainda estão se desenvolvendo e podem ser facilmente sobrecarregados por um vírus ou bactéria. Algumas doenças infecciosas, como o sarampo, a tuberculose, a caxumba e a rubéola, podem causar complicações sérias em crianças, incluindo pneumonia, encefalite e até mesmo morte, mas podem ser evitadas com a imunização.

Durante a infância, as pessoas recebem uma caderneta de vacinação que contém as vacinas que o bebê já tomou, quando serão necessárias as doses de reforço e também as próximas vacinas a serem aplicadas. Essa caderneta deve estar sempre atualizada para que as crianças fiquem protegidas.

A vacinação infantil é uma responsabilidade compartilhada entre os pais, profissionais de saúde e o governo. Os pais devem garantir que seus filhos recebam todas as vacinas recomendadas, enquanto os profissionais de saúde devem fornecer informações claras e precisas sobre os benefícios da vacinação. Já o governo, deve investir em campanhas de vacinação em massa, garantindo que todas as crianças tenham acesso às vacinas gratuitamente.

O funcionamento das vacinas

O aumento de informações falsas e teorias da conspiração nas redes sociais tem influenciado muitas pessoas a não se vacinarem. Por isso, é importante buscar informações confiáveis e cientificamente embasadas para tomar a decisão correta sobre a vacinação. As vacinas são seguras, além de passarem por testes rigorosos antes de serem aprovadas para distribuição. Veja como elas funcionam:

As vacinas são compostas por formas mortas ou enfraquecidas de germes, como vírus ou bactérias, elas não causam a doença ou colocam você em risco de suas complicações. Ao serem aplicadas, o sistema imunológico reconhece o germe invasor, seja vírus ou bactéria.

Ele passa a produzir anticorpos, que ajudam a combater a doença. Nossos sistema imunológico tem a capacidade de lembrar, portanto, se a pessoa for exposta ao germe no futuro, ele conseguirá destruí-lo antes que ela adoeça.

Em alguns casos, é necessário tomar doses de reforço de tempos em tempos, para manter a proteção, enquanto em outros, apenas uma dose é o suficiente.

Efeitos colaterais das vacinas

Outro possível motivo para a baixa adesão das vacinas é o medo dos efeitos colaterais. No entanto, eles costumam ser menores e temporários. São raros os casos em que os efeitos colaterais são mais graves.

É muito mais provável ficar gravemente adoecido por uma doença evitável do que pelas vacinas. O tétano, por exemplo, pode causar muitas dores, além de espasmos musculares e coágulos sanguíneos. A poliomielite pode causar problemas e dores nas articulações, além de crescimento diferente nas pernas, pé equino (pé torto), osteoporose, dificuldade de falar, atrofia muscular, entre outros problemas, gerando sequelas para o resto da vida.

Percebe o tamanho da importância da vacinação? A Semana Mundial da Vacinação acontece do dia 24 a 30 de abril e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre esses e outros fatos. Por isso criamos a campanha “Sem vacina, o futuro é incerto”. Confira o vídeo: