De acordo com alguns estudos, usar o celular oferece grandes riscos, o que levanta a questão: álcool ou celular, qual é o maior responsável pelas causas de acidentes de trânsito? Neste artigo, vamos explorar este tema e abordar o impacto que o uso inadequado de cada um desses dois fatores pode ter nas vias. Confira!

Dirigir alcoolizado é perigoso, mas ainda é uma prática comum

Embriaguez ao volante é uma prática que há muito tempo é vista como perigosa, mas, infelizmente, ainda é comum em muitas partes do mundo. De acordo com estatísticas, o álcool é uma das principais causas de acidentes de trânsito, com números alarmantes de mortes e ferimentos causados por essa prática.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), entre 35% e 50% das mortes registradas em vias públicas em todo o mundo envolvem a presença de álcool. E, entre os jovens de 16 a 20 anos, os acidentes automobilísticos relacionados ao consumo de álcool são a principal causa de morte!

Isso se deve ao fato de que motoristas sob efeito de álcool são mais propensos a dirigir em alta velocidade e a não utilizar o cinto de segurança, o que resulta em acidentes mais graves.

Dirigir embriagado também é um crime: o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro trata como crime a conduta de dirigir com a capacidade psicomotora alterada, e aquele que descumprir a lei comete infração de natureza gravíssima, podendo receber multa e perder o direito de dirigir por até 12 meses.

Além disso, a habilitação é recolhida e o veículo retido até a apresentação de um condutor devidamente habilitado. Dependendo do nível de concentração de álcool no sangue, o motorista pode ainda ser penalizado com detenção de seis meses a três anos.

Dirigir ao celular é ainda mais perigoso

Outro perigo que está entre as causas de acidentes de trânsito é o celular. Infelizmente, o número de acidentes causados pela distração com o uso desse “amigo inseparável” vem aumentando a cada ano, o que é extremamente preocupante.

O grande problema é que muitos usuários de celular subestimam os perigos de usar o dispositivo enquanto dirigem, achando que é menos perigoso do que dirigir sob a influência do álcool, por exemplo. Mas não é bem assim…

De acordo com um estudo da RAC Foundation, o envio de mensagens pelo celular enquanto dirige retarda o tempo de reação em 35%, enquanto o álcool retarda em 12%. Isso mesmo: por mais surpreendente que seja, de acordo com a ciência, dirigir ao celular é, em média, mais perigoso do que dirigir embriagado!

Outro fator relevante é que usar o celular enquanto dirige é considerado uma infração gravíssima de acordo com o Novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segurar ou manusear o telefone celular enquanto está ao volante pode resultar em multa e pontos na carteira de motorista.

Como cuidar da sua segurança no volante

Para garantir a segurança, é fundamental que os motoristas adotem alguns comportamentos e hábitos saudáveis ao volante e que evitem situações das causas de acidentes de trânsito. Algumas dicas importantes incluem:

  • evitar dirigir sob efeito do álcool, drogas ou medicamentos que possam prejudicar a atenção e a coordenação motora
  • manter a velocidade adequada à via e respeitar as leis de trânsito
  • manter uma distância segura do veículo à frente
  • utilizar sempre o cinto de segurança e garantir que todos os passageiros também estejam com ele
  • evitar distrações, como o uso do celular, alimentação ou maquiagem enquanto dirige
  • manter a manutenção do veículo em dia, verificando regularmente os pneus, freios e luzes

Quanto ao uso do celular, é importante que o motorista o mantenha desligado ou no modo silencioso enquanto dirige, evitando atender chamadas, responder mensagens ou ter sua atenção desviada para as notificações. Se for necessário fazer uma ligação ou enviar uma mensagem, é fundamental que o veículo esteja estacionado em local seguro.

Caso você esteja como passageiro em um veículo em que o motorista esteja usando o celular enquanto dirige, é importante lembrá-lo dos perigos dessa prática, informá-lo de que essa é uma das grandes causas de acidentes de trânsito e pedir que ele pare de usar o dispositivo. Se necessário, ofereça-se para atender ligações ou responder mensagens no lugar dele.

Embora hajam várias causas de acidentes de trânsito, vale destacar que tanto dirigir sob efeito de álcool quanto dirigir ao celular são práticas perigosas que podem colocar em risco a vida do motorista, dos passageiros e de outras pessoas no trânsito.

Preservar a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos, e cada motorista deve fazer a sua parte para evitar acidentes. Ao adotar comportamentos conscientes e seguir as leis de trânsito, é possível garantir um trânsito mais seguro e evitar tragédias. Lembre-se sempre: a sua segurança e a dos outros no trânsito dependem de você.

Para saber mais sobre o tema, confira a nossa campanha “Cuida da sua via!

Veja também:

Amarele: a segurança no trânsito salva vidas