Caracterizadas por serem doenças silenciosas e que muitas vezes são percebidas em estágios já avançados, a osteoporose e o câncer ósseo têm algumas semelhanças quando falamos em sintomas. Não à toa, as duas patologias são comumente confundidas, o que atrasa o diagnóstico e, consequentemente, dificulta o tratamento.

Neste artigo, conheceremos mais detalhadamente cada uma delas, passando por suas semelhanças e, principalmente, diferenças para que esse tipo de confusão seja cada vez menos comum. Vamos lá?

O que é a osteoporose?

A osteoporose é uma condição médica que faz com que os ossos se tornem mais porosos e percam a densidade, fazendo com que eles se quebrem com mais facilidade. Apesar de afetar pessoas de ambos os sexos, ela é mais comum em mulheres depois da menopausa. Além disso, a osteoporose é capaz de causar perde de densidade por todo o esqueleto, mais especialmente nos ossos do punho, da coluna e na cabeça do fêmur.

Fatores de risco da osteoporose

A osteoporose é causada principalmente pela redução dos níveis do hormônio estrogênio, o que faz com que o depósito de minerais e cálcio nos ossos não ocorra mais com tanta efetividade, resultando no enfraquecimento dos ossos. Entre os fatores de risco, estão:

  • Baixo consumo de vitamina D e cálcio
  • Tabagismo
  • Sedentarismo
  • Diabetes
  • Artrite

Tratamento da osteoporose

O tratamento da osteoporose envolve o uso de medicamento como doses complementares de cálcio e vitamina D, a realização de exercícios físicos com a orientação de um fisioterapeuta e, em alguns casos, a reposição hormonal.

Você sofre com a osteoporose e tem interesse em saber que tipo de tratamento é o mais indicado para você? Acesse o portal da Rede D’Or e agende uma consulta com um médico especialista mais próximo de você!

O que é o câncer ósseo?

O câncer ou tumor ósseo consiste em uma massa de células anormais produzidas no tecido dos ossos. É considerado raro, pois corresponde a apenas 1% de todos os casos de tumores diagnosticados. Os principais tipos de câncer ósseo são o osteossarcoma, o tumor de Ewing, o condrossarcoma, o sarcoma pleomórfico indiferenciado de alto grau, o fibrossarcoma, o tumor ósseo de células gigantes e o cordoma.

Outros tipos de câncer como mieloma múltiplo, linfoma não Hodgkin e leucemias não começam nas células ósseas, mas, dependendo do caso, podem ser diagnosticados nos ossos.

Tratamento do câncer ósseo

A maioria dos casos de tumor ósseo ainda tem causa desconhecida. O que se sabe é que, geralmente, não são causados por questões hereditárias, e sim por mutações resultantes de exposições a substâncias químicas causadoras de câncer ou radiações, sendo, inclusive, mais comum entre crianças.

Já em relação ao tratamento, as chances de cura de um tumor ósseo, assim como da maioria dos tipos de câncer, são maiores com um diagnóstico precoce. No entanto, cada caso é único e depende de detalhes como histórico, grau, tamanho e localização do tumor. Além, é claro, do próprio tratamento.

Os principais tratamentos para os casos de câncer ósseo são:

  • Radioterapia
  • Quimioterapia
  • Imunoterapia
  • Hormonoterapia
  • Cirurgia
  • Terapia-alvo

Na maioria das vezes, os médicos realizam uma combinação desses tratamentos.

Foi diagnosticado com câncer ósseo e gostaria de saber qual ou quais os tratamentos se encaixam melhor ao seu perfil? Acesse o portal da Rede D’Or e agende uma consulta com um médico especialista mais próximo de você!

Osteoporose ou câncer ósseo?

Como mencionado no início deste artigo, a osteoporose e o câncer ósseo, pelo menos à primeira vista, podem ser semelhantes em alguns de seus sintomas e desdobramentos. Por isso, falemos agora do que há de comum e de particular entre as duas doenças.

Sintomas da osteoporose

Muitas pessoas não sabem que estão com osteoporose e só descobrem a condição depois de sofrerem uma fratura ao realizar movimentos simples ou mesmo após sofrerem quedas de alturas baixas. No entanto, alguns sinais podem surgir, como:

  • Dor crônica
  • Diminuição da estatura
  • Perda de qualidade de vida
  • Ossos e membros que ficam deformados

Sintomas do câncer ósseo

Os principais sintomas do tumor ósseo podem incluir:

  • Dor no osso afetado, podendo ser mais intensa à noite após a realização de esforço físico.
  • Inchaço não imediato e, dependendo da localização do tumor, a pessoa pode sentir uma massa ou presença de nódulo no local.
  • Enfraquecimento do osso.
  • Aumento na fadiga
  • Perda de peso.

Já no caso de crianças, são necessários maior cuidado e atenção, já que brincadeiras e atividades esportivas comuns para essa faixa etária podem causar dores e inchaço em algum membro. Isso pode acarretar a demora no diagnóstico.

Semelhanças entre a osteoporose e o câncer ósseo

Além de alguns sintomas em comum, também são comuns certas associações entre as duas doenças. Confira a seguir alguns desses exemplos:

  • Dores locais: ambas as doenças têm como um de seus sintomas as dores locais, podendo também apresentar inchaços e deformações ósseas.
  • Fraturas espontâneas: além de um dos sintomas mais recorrentes e comuns às duas doenças, não é raro que, justamente após uma fratura espontânea, a pessoa descubra que sofre com alguma das duas enfermidades.
  • Osteoporose e o risco de câncer ósseo: embora a osteoporose em si não cause câncer ósseo, a fragilidade óssea associada à doença pode aumentar o risco de fraturas patológicas, em que um osso enfraquecido pode quebrar devido a uma lesão menor. Em alguns casos raros, um câncer que começa em outra parte do corpo pode se espalhar para os ossos, causando metástases ósseas.
  • Osteoporose e câncer compartilham fatores de risco: alguns fatores de risco, como envelhecimento, histórico familiar e deficiência de vitamina D, podem estar relacionados tanto à osteoporose quanto ao câncer. No entanto, essas duas condições têm causas diferentes, e ter osteoporose não significa necessariamente que terá câncer, e vice-versa.

A melhor dica para combater a osteoporose e o câncer ósseo

Apesar de tudo o que foi dito até agora neste artigo, a dica mais efetiva e valiosa de todas é manter os exames preventivos sempre em dia, bem como a vigilância em relação à própria saúde. Mantenha hábitos saudáveis e, caso note quaisquer um dos sintomas descritos anteriormente, procure o seu médico de confiança o quanto antes!

E para mais dicas de saúde e bem-estar, visite www.dorconsultoria.com.br/campanhas!

 

Fontes

  1. https://clinicaortopedicapaulista.com.br/blog/relacao-entre-osteoporose-e-cancer-mitos-e-verdades/#:~:text=Embora%20a%20osteoporose%20em%20si,devido%20a%20uma%20les%C3%A3o%20menor.
  2. https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/tumor-osseo
  3. https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/osteoporose
  4. https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/tumor-nos-ossos-principais-tipos-causas-e-sintomas