Quem foi que disse que fazer avaliações médicas de rotina é coisa de adulto? Do ponto de vista de assegurar diagnósticos precoces e evitar possíveis complicações, é fundamental que crianças e adolescentes realizem exames preventivos.

Afinal, na juventude, é comum que as pessoas se sintam saudáveis e, muitas vezes, subestimem a importância de um acompanhamento médico regular. No entanto, é também nessa fase da vida que muitos hábitos são formados – e o de cuidar bem de si deve ser um deles – e problemas de saúde podem se desenvolver sem sintomas aparentes.

Por isso, é fundamental incentivar que os jovens sejam vigilantes em relação à sua saúde e bem-estar, e isso começa com uma rotina de exames preventivos imprescindíveis para essa fase. Vamos a eles?

 

Hemograma

Um dos exames de rotina mais comuns em todas as idades é o hemograma. Apesar da possível dificuldade de coleta, o hemograma é indispensável para a manutenção da saúde dos jovens. É por meio dele que é possível identificar patologias comuns entre crianças, como infecções e anemias. Além disso, ele permite a identificação de doenças crônicas que podem se estender desde a infância até a vida adulta.

 

Urina e fezes

O exame de urina é uma análise simples, porém, extremamente útil. Através dela, é possível detectar alterações nos rins e diabetes, além de substâncias anormais que podem indicar a presença de bactérias, infecções e ainda quantificar se há perda de proteína e desnutrição. 

Já a análise de fezes, especialmente importante para as crianças, permite a identificação de sangue oculto, muco anormal e parasitas intestinais, que podem prejudicar a absorção de nutrientes, causar anemia e impactar o crescimento e desenvolvimento adequado do jovem.

 

Hepatites A, B e C

Doenças inflamatórias que afetam o fígado, as hepatites virais podem causar danos graves à saúde. Feito também a partir da coleta de sangue, o exame que identifica os anticorpos para os tipos A, B e C auxilia na tomada de decisões sobre a vacinação ou reforço das enfermidades. Além disso, ele também ajuda no tratamento de doenças que podem ser assintomáticas em alguns casos.

 

Glicemia e insulina

A diabetes infantil é uma preocupação global. Por conta disso, os testes de glicemia e insulina, através da avaliação dos níveis de glicose no sangue e da capacidade do organismo de produzir e utilizar insulina, podem ser importantes para identificar e combater a patologia no adolescente desde sua primeira infância, especialmente quando há casos da doença na família. O diagnóstico precoce de problemas relacionados à glicemia, como o diabetes tipo 1 ou 2, é essencial para evitar complicações futuras.

 

Raio-X de idade óssea

Radiografia solicitada quando a altura ou o peso do adolescente está fora dos valores padrão para sua idade, o raio-x de idade óssea é um exame de imagem. Isso quer dizer que, diferente dos exames citados anteriormente, ele não exige que haja coleta de sangue ou de outros fluidos para a realização da análise.

 

Ultrassom

Outro exame clínico por imagem que pode ser incluído na rotina de exames de crianças e adolescentes é a ultrassonografia. Por ser simples e não invasivo, o teste é indicado desde o pré-natal. Por isso, está presente em todas as fases da vida do paciente.

Existem diferentes tipos de ultrassonografia e esse tipo de exame é muitas vezes utilizado para uma primeira avaliação dos órgãos internos, como fígado, rins ou até mesmo apêndice, tireoide, vasos sanguíneos, vesícula, entre outras partes do corpo.

 

Se existe prevenção, a sorte nunca é uma preocupação

Manter os exames de rotina em dia pode te livrar daquela má sorte que você nem sabia que tinha. Acesse dorconsultoria.com.br/portfolio/nao-da-pra-contar-com-a-sorte e saiba mais sobre todos os exames preventivos importantes para o monitoramento da sua saúde.

 

Fontes

  1. https://www.msdmanuals.com/professional/pediatrics/health-supervision-of-the-well-child/screening-tests-for-infants,-children-and-adolescents
  2. https://www.tuasaude.com/diabetes-infantil
  3. dorconsultoria.com.br/portfolio/nao-da-pra-contar-com-a-sorte