Quem pode tomar? Quais vacinas contra dengue estão disponíveis? Ela é eficaz? Confira abaixo as respostas para essas e outras perguntas sobre a vacina contra dengue.

No início de 2023, trouxemos um artigo apresentando o imunizante Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda Pharma, mais um que protege contra a dengue. O que mudou de lá para cá é a disponibilidade. Agora, além de ser possível tomar a vacina na rede particular, e o SUS (Sistema Único de Saúde) incluiu o imunizante no calendário anual de vacinação

Até outubro do mesmo ano, o Brasil registrou mais de 1,6 milhão de casos prováveis de dengue, que representam um aumento de 21% em comparação ao ano anterior. Ou seja, a imunização contra a dengue é imprescindível, sobretudo nesta época de chuvas. Se você está com dúvidas sobre a disponibilidade, eficácia, faixa etária da vacina, acompanhe nossa publicação e saiba como se proteger!

Quais vacinas contra a dengue estão disponíveis?

A Dengvaxia, do laboratório Sanofi Pasteur, foi a primeira vacina contra a dengue registrada no mundo e está disponível somente na rede privada. Já a Qdenga, da Takeda Pharma, pode ser administrada na rede privada e, desde o dia 04/01/2024, foi incluída no Plano Nacional de Imunização do SUS e, ao longo do ano, será disponibilizada pelo país. Ambas são aprovadas pela Anvisa.

Qual a diferença entre as duas vacinas contra dengue?

Segundo os fabricantes, a Dengvaxia só tem eficácia comprovada em pessoas que já foram expostas à doença. Já a Qdenga é indicada mesmo para pessoas que não tiveram contato com o vírus.

Quem pode tomar as vacinas contra dengue?

Dengvaxia: crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos até 45 anos. É recomendada apenas para quem já teve contato com o vírus da dengue (soropositivos).

QDenga: crianças a partir de 4 anos de idade, adolescentes e adultos até 60 anos, mesmo que não tenham tido contato com o vírus.

Quem não pode tomar?

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, não devem tomar a vacina contra a dengue:

  • alérgicos a algum componente da vacina;
  • gestantes e lactantes;
  • pessoas com imunodeficiências.

Quantas doses tem a vacina?

A Dengvaxia é administrada em três doses, com intervalo de seis meses; e a Qdenga em duas doses, com intervalo de três meses.

A vacina é eficaz?

De acordo com os estudos apresentados pelas farmacêuticas, as vacinas tem mais eficácia contra casos de dengue grave, hemorrágica e internações (cerca de 80% para as duas vacinas disponíveis no Brasil), mas também oferecem proteção contra casos mais brandos.

As vacinas contra dengue também protegem contra Chikungunya e Zika?

Nem a Dengvaxia nem a Qdenga protegem contra Chikungunya e Zika (ambas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti).

Não tomei a vacina contra dengue. Como me prevenir?

Ainda que a vacina seja fundamental para evitar a doença, não podemos abandonar o combate ao mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor. Ou seja: combater os focos de água parada (sobretudo no verão), instalar telas em portas e janelas de casa e utilizar repelentes na pele segue sendo um protocolo de prevenção.

Quer saber mais sobre o mosquito? Confira nossa campanha sobre o tema!

Confira também o vídeo informativo sobre o mosquito da dengue:

[LINK YOUTUBE INFORMATIVO]