Na medicina, a dor é a causa mais comum da busca de cuidados médicos, e ela pode ser classificada como crônica e aguda. Mas há também uma dor que pouca gente identifica, que é a dor de bolso.
Ela pode acometer principalmente quem não usa o plano de saúde de forma consciente, e esse impacto pode gerar redução de coberturas e até aumento nas mensalidades.
Mas não se preocupe, com algumas atitudes simples no dia a dia, é possível não só evitar como curar a dor de bolso e usar seu benefício de maneira saudável para todos!
O que fazer
Tenha um estilo de vida equilibrado
A maioria dos problemas de saúde podem ser evitados com exercícios físicos e boa alimentação
Mantenha as consultas e exames preventivos em dia
Quando identificadas precocemente, as chances de tratamento e cura de doenças aumenta consideravelmente
Evite a automedicação
O uso indevido de remédios pode agravar doenças, aumentar a resistência de bactérias, anular ou potencializar o efeito de outras substâncias, causar reações alérgicas e até a morte.
Guarde seus exames
É importante manter todos os resultados e levar para novas consultas, para que não seja preciso repeti-lo.
O que não fazer
Abusar do pronto-socorro
O pronto atendimento deve ser utilizado em caso de urgências e emergências, como mal-estar súbito e acidentes. Em outros casos, marque uma consulta!
Assinar guias sem ler
Antes de assinar, confirme se realmente utilizou os serviços descritos no documento.
Fraudar o reembolso de consultas
Em consultas particulares, nunca aceite dividir o valor da consulta em dois ou mais recibos para aumentar seu reembolso. Isso é fraude.
Emprestar a carteirinha do plano
A carteirinha é um documento pessoal e intransferível. Por isso, só deve ser utilizada pelo titular do plano para solicitar atendimento.
Agora, que você já conhece os primeiros passos para evitar a dor de bolso, que tal aprender ainda mais sobre o bom uso do plano de saúde e compartilhar conteúdo de qualidade?
E para mais dicas de saúde, acompanhe nossas redes sociais!