Ao longo dos anos, diversos termos já foram usados para se referir a pessoas com algum tipo de deficiência, por isso, não é raro que as pessoas acabem por ter dúvidas sobre esse tema. Considerando que algumas nomenclaturas não são mais utilizadas, até mesmo para não desqualificar pessoas desse grupo, é importante conhecê-las melhor e entender a maneira mais adequada e respeitosa. Abaixo, você confere quais são e entende melhor!
Pessoas Deficientes
Esse termo foi um dos primeiros utilizados para substituir outros que eram usados na década de 70 (aleijado, defeituoso, incapacitado, entre outros), porém, ao afirmar que a pessoa é deficiente, existe uma carga de significado que dá a entender que a pessoa não é suficiente. Por isso, ele passa a ser substituído para “pessoa com deficiência”.
Pessoas Especiais
Apesar de não ser incomum encontrar esse termo, ele não é o mais adequado, uma vez que dizer que a as pessoas com deficiência são “pessoas especiais” ou mesmo “excepcionais”, é um modo de tentar suavizar o termo “deficiência”, colocando-o como um aspecto ruim que precisa ser omitido para “não ofender”.
Pessoas com Necessidades Especiais (PNE)
O termo Pessoas com Necessidades Especiais chegou a ser utilizado como uma forma correta na década de 90, porém, quando houve um debate, puderam compreender que isso poderia indicar uma maneira de desqualificar esse grupo, até mesmo no ambiente profissional.
Afinal, ele aponta que a pessoa tinha, obrigatoriamente, uma necessidade especial, porém, isso nem sempre se aplica a uma pessoa com deficiência e pode gerar, até mesmo, pré-conceitos.
Pessoas Portadoras de Deficiência (PPD)
A palavra “portador” também não é a melhor para se utilizar, já que a deficiência não é algo que um indivíduo porta, que ele possa deixar de utilizar ou abrir mão. E assim, esse termo também deixou de ser empregado.
Pessoas com Deficiência (PcD)
O termo Pessoa com Deficiência (PcD) surgiu no século XXI, em uma Convenção das Nações Unidas e, hoje, é considerado o termo correto, pois não é pejorativo, nem inferioriza a pessoa com deficiência.
Entretanto, é sempre bom lembrar da importância de evitar se referir às pessoas por meio de suas características físicas. Por isso, evite falar “a pessoa com deficiência física” e utilize o nome da pessoa sempre que estiver falando de alguém e não de um grupo.
Outros termos que não devem ser utilizados
Outros termos também caíram em desuso e deixar de usá-los vai além de conhecer uma nova maneira de nomear as pessoas com deficiência, pois significa evitar a inferiorização e estigma para pessoas deste grupo. Abaixo você confere alguns termos que não são mais utilizados e outros pelos quais eles podem ser substituídos:
Não utilizar |
Substituir para |
Doente mental / retardado mental | Pessoa com Deficiência intelectual |
Pessoa Normal | Pessoa sem Deficiência |
Mongoloide / mongol | Pessoa com Síndrome de Down |
Surdo-mudo | Deficiente auditivo ou surdo |
Inválido | Pessoa com Deficiência |
Deficientes Físicos | Pessoas com Deficiência (sem especificar o tipo de deficiência) |
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
O dia 3 de dezembro foi estipulado pela Nações Unidas, em 1992, para trazer à tona debates sobre deficiência e para que mais pessoas possam engajar nas lutas em defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência. Afinal, já pensou como seria sentir que o mundo não foi feito pra você?
Confira também outros conteúdos sobre diversidade e inclusão em nosso blog!