Quando se fala em acidentes de trabalho,

muitas pessoas logo pensam em grandes eventos, geralmente em ambientes fabris. Bom, a verdade é que, nesse tema, o conceito de “grande” e “pequeno” precisa ser revisto. E essa é uma missão de todos nós.

Quando se fala em acidentes de trabalho,

muitas pessoas logo pensam em grandes eventos, geralmente em ambientes fabris. Bom, a verdade é que, nesse tema, o conceito de “grande” e “pequeno” precisa ser revisto. E essa é uma missão de todos nós.

O QUE É UM ACIDENTE DE TRABALHO?

Segundo o conceito das normativas trabalhistas, acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução (permanente ou temporária), da capacidade para o trabalho.

Em outras palavras, muitas situações podem ser classificadas como acidentes de trabalho. E vão além das que geralmente nos chamam a atenção.

TIPOS DE ACIDENTES DE TRABALHO

1 – Típico:

Lesão em relação a um trauma, queda, corte, queimadura etc., por uma exposição no ambiente de trabalho, seja ele com risco ou não.

Ou seja, compreende desde um acidente químico em uma indústria ou um escorregão em um ambiente aparentemente sem risco, como um escritório.

Geralmente, é aqui que se encaixam os famosos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Eles são imprescindíveis em algumas profissões, tendo até o poder de salvar vidas. Mas você sabia que eles devem ser a última alternativa para mitigar um risco?

1 – Típico:

Lesão em relação a um trauma, queda, corte, queimadura etc., por uma exposição no ambiente de trabalho, seja ele com risco ou não.

Ou seja, compreende desde um acidente químico em uma indústria ou um escorregão em um ambiente aparentemente sem risco, como um escritório.

Geralmente, é aqui que se encaixam os famosos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Eles são imprescindíveis em algumas profissões, tendo até o poder de salvar vidas. Mas você sabia que eles devem ser a última alternativa para mitigar um risco?

CONFIRA A PIRÂMIDE INVERTIDA DE GERENCIAMENTO DE RISCO:

Ou seja. Apesar de extremamente importante, o ideal é que não precisemos chegar ao EPI.

  • Quando se identifica um risco, a prioridade é eliminá-lo. Vamos usar o exemplo de um alto ruído.
  • Se não é possível eliminá-lo, devemos tentar substituí-lo. É possível substituir a causa do ruído?
  • Se não é possível substituir a causa, devemos trabalhar com um controle de engenharia. Enclausurando a fonte de ruído, por exemplo.
  • A próxima alternativa é estruturar o processo de mitigação deste ruído. Por exemplo, limitando o tempo de exposição a ele.
  • Por último, chegamos ao EPI, equipando o trabalhador (até mesmo dentro dos procedimentos administrativos). Um bom exemplo é o uso de um protetor auricular que isole o máximo possível os ruídos que possam afetar a audição do trabalhador.

2 – Acidente de trajeto:

Lesão proveniente de um deslocamento de ida para o trabalho, volta do trabalho ou mesmo um deslocamento durante o expediente, como uma reunião externa.

3 – Doença ocupacional

Quando se adquire uma doença, física ou emocional, por conta da atividade profissional, com risco identificado ou não.

Esse grupo de doenças muitas vezes é negligenciado ou pouco percebido. Isso porque compreende danos que, na prática, podem ser equiparados a acidentes de trabalho, mas não recebem a atenção devida.

São o que podemos chamar de “acidentes invisíveis”.

O USO INDEVIDO DO CELULAR

Em pleno 2023, não poderia ser diferente. O celular é o rei dos acidentes típicos. Basta levantar a cabeça e notar que as pessoas usam o celular caminhando, entrando e saindo de elevadores, nas escadas e diversos outros locais, se colocando frequentemente em condições de risco.

Pode parecer simples demais para ser verdade, mas parar para digitar, e até mesmo sentar-se para falar ao celular, pode evitar grande parte dos acidentes de trabalho no dia a dia.

CONFIRA OUTROS EXEMPLOS:

Home-office mal adaptado
Certifique-se de que o seu espaço de trabalho está livre de obstáculos, como fios, e até mesmo de que a iluminação do ambiente está adequada.
Trabalho no horário de almoço
Não pule as pausas e o horário de almoço. Assim, você evita o adoecimento mental, como ansiedade ou até mesmo o esgotamento por completo (burnout).
Falta de rotina
Uma rotina estressante, seja por falta de organização pessoal ou por excesso de demandas ou cobranças fora do horário de trabalho, também pode causar danos mentais.
Postura inadequada
Trabalhe sempre com a postura correta, com as costas, braços e pés bem apoiados. Certifique-se também de que seus punhos estejam confortáveis e jamais trabalhe deitado no sofá ou na cama.
Excesso de peso e improvisos
Super-herói, só na ficção. Execute suas tarefas do dia a dia respeitando os limites do seu corpo. E sem colocá-lo em riscos desnecessários, improvisando objetos para determinadas funções ou trocando uma escada por um banco ou cadeira para alcançar um objeto em local elevado, por exemplo.

IDENTIFICOU ALGUMA SITUAÇÃO DE RISCO EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO?

Converse com a sua liderança! Um pequeno descuido pode se tornar um grande problema, mas não precisa.

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Responsáveis técnicos:

Dr. Sérgio Hércules – CRM 61.605
Dr. Welmer Carneiro – CRM 52-54973.0