Quantas vezes você estava no escritório e recebeu invite para uma reunião de 1 hora que poderia facilmente ter sido um e-mail? Provavelmente, muitas. E não dá para negar: em algum momento, se queixou dessa necessidade.

Mas em meio à quarentena longe do escritório, é possível que você sinta falta dessa rotina. Ou ao menos, da parte em que você revê seu time e resolver as coisas de um jeito mais rápido.

Nesse caso, as ferramentas de comunicação instantânea até ajudam a sanar dúvidas e trazer soluções. E se não proporcionam o contato físico direto, pelo menos podem ajudar a manter o olho no olho por meio das videoconferências.

Substitua os e-mails por conversas olho no olho – mesmo à distância

Estar visualmente conectado ao seu colaborador é importante para despertar o senso de pertencimento, estimular o profissionalismo na rotina do home office e evitar interpretações erradas sobre determinadas dúvidas.

Também é conversando visualmente com seu time que você perceberá como todos estão se sentindo nesse período de isolamento social. Isso porque, segundo dados divulgados pela Gartner, em períodos de incerteza, a má conduta dos colaboradores pode aumentar até 33%.

Repassar segurança e, se possível, manter os projetos que estavam em andamento antes do período da pandemia, são boas dicas para manter o alto engajamento de todos.

Manter o engajamento é importante a qualquer distância

Trocar conversas rotineiras de e-mail por boas conversas empáticas é uma ótima iniciativa para evitar um distanciamento ainda maior. Por isso, se possível, mantenha as reuniões que poderiam ser e-mails. Elas são importantes nesse momento e trazem diversos benefícios, como:

  • Gerar proximidade e reforçar os laços de confiança
  • Estimular a empatia
  • Facilitar a percepção sobre o estado emocional do colaborador/equipe
  • Encorajar metas adaptadas
  • Reforçar a percepção de união em grupo
  • Quebrar o gelo do distanciamento social

Agora você já sabe que vale apena estimular seu time para trocar as grandes sequências de e-mails por um bom bate papo que também mata a saudade via videoconferência.

Entendeu a importância do contato visual com seu time? Quer dicas de ferramentas para videoconferências para melhorar ainda mais essas conversas e ter mais produtividade no home office? Então, aproveite e confira nossas dicas sobre  as melhores ferramentas para trabalhar em home office.  

Deixe seu comentário