Nos últimos dias, autoridades sanitárias confirmaram a chegada de uma nova variante ômicron no Brasil, chamada BQ.1. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, na Grande SP, a doença causou aumento de 81% na ocupação de enfermarias e de 65% nas UTIs.

Também segundo a Secretaria, o principal motivo para esse crescimento de casos são os atrasos nas doses de reforço da vacina. Para evitar o contágio – sobretudo com a proximidade das festas de fim de ano, em que há mais aglomeração de pessoas – a recomendação é garantir que o esquema vacinal esteja completo o quanto antes.

Os sintomas da doença continuam os mesmos para a maioria dos casos: dor de cabeça, tosse, febre, dor de garganta, cansaço, perda de olfato e paladar. Pessoas com comorbidades, idosos e gestantes seguem precisando de cuidados redobrados.

Embora seja esperado um novo aumento para os próximos dias, é importante ressaltar que não há motivo para pânico. A maioria dos novos casos confirmados não apresenta gravidade, e o número de óbitos decorrentes de covid-19 não sofreu altas.