Gerenciar pessoas que estão próximas é mais fácil do que fazê-lo remotamente. A presença física facilita as argumentações, reforça os incentivos e mantém as cobranças.
Com a quarentena, esse contato físico ficou mais distante. E entre tantas incertezas, a dúvida sobre o que pode ser feito para não deixar o ritmo de trabalho cair.
Manter a conexão a partir de ferramentas remotas é um ponto importante. Assim como entender que algumas reuniões que poderiam ser e-mails, precisam, de fato, ser reuniões. O contato verbal está mais valioso do que nunca.
E em meio a tudo isso, percebemos aflorar já no começo do isolamento, uma característica comum à maioria das pessoas: a solidariedade.
Fator comum ao ser humano em situações de dificuldades, o sentimento de solidariedade entre os colaboradores é importante para identificar senso de iniciativa, planejamento e organização no profissional, além de servir como combustível para a empresa em seu marketing social, como bem definiu Phillip Kotler.
Solidariedade em tempos de quarentena
Solidariedade é fato importante que pode reforçar laços de união entre os colaboradores. Segundo a pesquisa Consumer Pulse realizada pela McKinsey, durante o período de isolamento, 81% dos consumidores brasileiros têm se preocupado mais com a saúde do próximo do que consigo mesmo.
Seja pelo fator de proteção a si ou pela preocupação com o outro, o dado mostra que o perfil empático está mais importante do que nunca. E isso, provavelmente, também é parte do seu time.
Empatia praticada na sociedade e exercitada no trabalho
Quando um colega de trabalho consegue se colocar no lugar do outro, compreendendo emocionalmente o cenário que os cercam, ambos podem trabalhar juntos para alcançar as soluções necessárias aos objetivos do negócio. Empatia é incentivo.
Praticá-la como exercício de liderança não é apenas fator social. É um exercício para o controle emocional que pode despertar a troca de confiança. Como resultado está o aumento no engajamento do colaborador – e segundo a Right Management, colaboradores motivados são 50% mais produtivos.
Como incentivar atitudes positivas entre os colaboradores
Se atitudes empáticas e solidárias são tão benéficas aos colaboradores, por que não as incentivar como meio para o crescimento do seu time? Para isso, algumas ações podem ser tomadas:
Estimule o autogerenciamento
Em períodos de trabalho remoto, estimular o autogerenciamento a partir de projetos claros é uma ótima oportunidade de perceber o desenvolvimento que seu colaborador pode ter.
Demande projetos, estabeleça planejamentos e peça deadlines. O meio do caminho entre o início e fim, pode ser a oportunidade do colaborador de mostrar mais sobre seu nível de foco e organização.
Estipule metas conjuntas
Metas são importantes. Elas desafiam a rotina e possibilitam o crescimento profissional. Defina objetivos cabíveis no período de quarentena e acompanhe o desenvolvimento da equipe. Entenda as dificuldades por parte de cada um e exercite soluções por meio de brainstorms.
Metas alcançadas ou não, lembre-se de, ao final do processo, oferecer feedbacks. Eles ajudarão no desenvolvimento de cada colaborador.
Estimule a inteligência emocional
Se o seu colaborador é tecnicamente importante, mas deixa escapar deslizes na inteligência emocional, o distanciamento social pode ser a oportunidade de estimular ele a rever suas respostas.
Recomende exercícios de observação e exemplifique metas de carreira que podem ser alcançadas a partir de respostas mais equilibradas. A evolução emocional de um colaborador pode beneficiar todo o seu time.
Não deixe a comunicação interna falhar
Você sabia que mais de 60% dos problemas administrativos se dão por falhas na comunicação interna? Perceber e corrigir rapidamente esses erros é muito importante para evitar o desgaste dos colaboradores e aumentar a eficácia das ações colaborativas.
Inclusive, falamos sobre isso no artigo: como evitar falhas de comunicação interna com seus colaboradores remotos.
E então, gostou das dicas? Continue navegando conosco, e confira outras iniciativas para manter a evolução do seu time!
Excelente troca, realmente vejo grandes expectativas de aprendizagem nessa pandemia, empatia, resiliência, solidariedade, amor ao próximo, uma diminuição considerável de egoísmo, verdadeira mudança de mindset. Acredito que nada é por acaso e tudo vai passar!