São muitos cuidados que os líderes, RHs e colaboradores precisam ter para uma volta ao trabalho em segurança. Confira todas as dicas do nosso Manual de Retorno ao Trabalho
Depois de algum tempo trabalhando remotamente, chegou o dia da volta ao trabalho no escritório.
Para os colaboradores, surge a necessidade de se preparar corretamente e a curiosidade de reencontrar os colegas. Para os líderes, existe a atenção de continuar mantendo todos em segurança. Para o RH, há necessidade de engajar todos nos ambientes da empresa para que as adaptações necessárias sejam seguidas.
Mas quais adaptações são necessárias no escritório após a pandemia de Covid-19? Como garantir que todos se sintam confortáveis e prontos para manter a alta produtividade no dia a dia alocado?
São essas respostas que trouxemos a seguir e que você também encontra em nosso Manual de Retorno ao Trabalho. Para consultá-lo, basta seguir diretamente para o final deste artigo.
Para começar: quais os principais cuidados devem ser tomados no transporte para a volta ao trabalho
Os deslocamentos de todos os profissionais devem ser cercados de cuidados contra o novo coronavírus.
Para a volta ao trabalho ser segura, é importante separar ao menos 3 máscaras e álcool gel.
Se for utilizado transporte público, a máscara deve ser trocada sempre que ficar úmida ou a cada duas horas, e as mãos devem ser higienizada sempre que tocarem superfícies de uso comum, como barras de apoio e catracas.
Se o trajeto for por meio de carros de aplicativos, além dos cuidados mencionados, deve-se manter as janelas abertas.
Para transporte em veículo particular, como carro ou moto, a higienização do volante ou manoplas, assim como no câmbio dos carros, afastará os riscos do novo coronavírus.
Covid-19: quais devem ser os exames para a volta ao trabalho
Para avaliar possíveis resquícios do coronavírus no organismo, são indicados os testes de RT-PCR, que podem ser feitos em clínicas médicas conveniadas.
É importante que todos os colaboradores façam os testes antes de voltar para a empresa. O grupo identificado como portadores do novo coronavírus deverão se manter em isolamento social e seguir as orientações médicas.
Pessoas que estejam no grupo de risco, ou seja, mais suscetíveis aos perigos que o novo coronavírus traz, precisam ser mantidas em home office ou afastados.
Além do RT-PCR, é importante que sejam organizadas testagens de temperaturas com termômetros na entrada do escritório e disponibilizados álcool gel em todos os setores.
Quais os principais cuidados contra a Covid-19 no escritório?
Além dos cuidados na entrada, a rotina também pede muitas atenções, principalmente nos espaços comuns:
- A copa ou refeitório, por exemplo, precisa ter horário escalonado para evitar lotações;
- Banheiros coletivos não devem ser utilizados por mais de duas pessoas ao mesmo tempo;
- Colaboradores que utilizam salas ou ambientes fechados, devem se manter distantes 2 metros;
- O ar-condicionado deve ser substituído pela ventilação natural sempre que possível;
- Caso o ar-condicionado seja utilizado, é preciso fazer manutenções mais frequentes;
- Máscaras devem ser trocadas regulamente ao longo do dia;
Para manter as informações sempre atualizadas e a atenção sobre como os colaboradores estão se sentindo nessa volta ao trabalho, organize um comitê de crise. Este grupo deverá contar com profissionais do RH, liderança e colaboradores.
Todos esses passos detalhados você confere no Manual de Retorno ao Trabalho em sua versão resumida. Esse documento foi elaborado por nós, especialistas em comunicações sobre saúde, e será um verdadeiro guia para manter todos em segurança.