Baixe agora nosso Manual de Retorno ao Trabalho
Nele, você fica por dentro das principais práticas para proteger sua empresa contra a Covid-19.
Aos poucos, as empresas vão restabelecendo as rotinas com os colaboradores na volta ao trabalho. Com isso, as necessidades de adaptações para proteção contra a Covid-19 precisam de muita atenção.
Por isso, recorrer a especialistas que tenham background forte sobre rotinas corporativas e rotinas de saúde é tão importante. Afinal, trata-se da proteção ao maior ativo de qualquer empresa – seus profissionais.
A seguir, trouxemos algumas dicas essenciais que são parte do nosso Manual do Retorno ao Trabalho, que estará com sua versão pocket disponibilizada no final deste artigo.
Primeiros passos: como receber os colaboradores na volta ao escritório
Antes de tudo, é preciso identificar se os colaboradores passaram por situações de possível contaminação pela Covid-19.
E isso deve ser feito a partir de 4 grupos:
Grupo 1
Diagnosticados previamente com Covid-19, já assintomáticos, tendo passado ao menos 14 dias do início dos sintomas ou com igG positivo e/ou RT-PCR negativo, precisam atestar sua recuperação com exames médicos para, assim, voltar ao trabalho mais seguras.
Grupo 2
Pessoas sintomáticas, que apresentam RT-PCR positivo ou IgM e IgG negativos, precisam ser definidas como suspeitas de portar a Covid-19 e, por isso, se manterem isoladas em casa.
Grupo 3
Pessoas que não estejam nos grupos 1 e 2, mas estão nos grupos de risco para a Covid-19, precisam se manter em home office ou em afastamento.
Grupo 4
Pessoas que não apresentam diagnósticos e não estão nos grupos anteriores podem seguir para a rotina no escritório, mas devem passar por triagens diárias com aferição de temperatura.
E quais as principais medidas contra a Covid-19 na volta ao trabalho?
A partir do momento em que os colaboradores estão prontos para a volta ao trabalho, é hora de adaptar as dependências do escritório para reforçar a prevenção. Entre essas medidas, estão:
Entre essas medidas, estão:
Recepção
- Crie um ponto de aferição da temperatura, sinalizando a distância necessária de 2 metros entre cada colaborador;
- Indique a higienização obrigatória das mãos com álcool gel;
- Utilize placas de acrílico de, pelo menos, 1,8 m para manter o isolamento e mantenha pequenas aberturas para recebimento de crachás e documentos.
Desinfecção e limpeza
- Higienize a cada 2 horas as superfícies de uso comum, como maçanetas, telefones, catracas, botão do elevador, piso, entre outros;
- Utilize panos úmidos com água sanitária diluída na entrada do escritório para a limpeza dos calçados;
- Reforce a distribuição de álcool em gel em espaços de uso comum;
- Estabeleça rotinas diárias para desinfectar EPIs reutilizáveis, como luvas, macacão, capacete, protetores auriculares etc.;
- Reforce as rotinas de limpeza do ar condicionado pela empresa contratada, com utilização de filtros biológicos.
Salas de reuniões
A volta ao trabalho também é o retorno às reuniões presenciais. E nas salas de reunião, costumeiramente fechadas quando em uso, o cuidado precisa de atenção especial:
- Limite o número de participantes;
- Defina a distância de uma cadeira entre uma pessoa e outra;
- No caso de reuniões frente à mesa da liderança, defina a distância de 2 metros entre os participantes.
Copa
Evitar a aglomeração de pessoas é uma das regras mais importantes no combate à Covid-19. Se a sua empresa disponibiliza copa ou refeitório aos funcionários, cabe redobrar as informações de uso do espaço:
- Defina limite de utilização simultânea do espaço;
- Escalone os horários de utilização;
- Estenda o horário de uso do refeitório;
- Defina a distância de 2 metros entre mesas e cadeiras.
Como ter uma volta ao trabalho mais segura?
Depois de tanto tempo, a ansiedade para reunir os colaboradores é grande. Mas não dá para arriscar: é fundamental tomar todos os cuidados possíveis.