O diagnóstico precoce faz toda a diferença para aumentar as chances de cura do câncer de pele.

 

Saber se o câncer de pele tem cura, provavelmente, é a primeira preocupação de quem foi diagnosticado com a doença. A resposta para essa pergunta é sim, o câncer de pele pode ter cura. Mas para que essa probabilidade seja alta, é preciso diagnosticá-lo  quanto antes.

A seguir, falaremos mais sobre esse assunto. Aproveite para tirar suas dúvidas!

Todos os tipos de câncer de pele têm cura? Quais as chances?

Sim. Todos os tipos de câncer de pele, incluindo o carcinoma de Merkel e o melanoma, podem ter grandes chances de cura se diagnosticados em sua fase inicial.

No caso do carcinoma basocelular, a doença raramente se espalha pelo corpo. Entretanto, a pinta pode crescer bastante no local em que surgiu, como na região do nariz ou olhos, causando grande incômodo estético.

Qual é o tipo de câncer de pele mais comum?

O carcinoma basocelular é o tipo mais comum de câncer de pele, correspondendo a 70% dos casos. Mas é também o menos agressivo. Esse nome se dá porque o tumor é constituído por células basais, que são muito comuns na pele.

Quando essas células começam a se multiplicar de forma desordenada, dão origem ao tumor que vai crescendo lentamente e que raramente invade outros tecidos.

O carcinoma basocelular é muito comum em áreas mais expostas ao sol, como  rosto, principalmente nariz, pescoço e orelhas. Quando o tumor é removido ainda pequeno, as chances de cura são bastante altas.

Além do carcinoma basocelular, outros tipos de câncer são:

Carcinoma espinocelular

Corresponde a 20% dos tipos de câncer não melanoma. É mais comum no couro cabeludo e na orelha. Ocorre, principalmente, em pessoas com mais de 70 anos.

Melanoma

É um dos tipos mais perigosos, pois pode invadir outros órgãos e criar metástase. Se origina nos melanócitos, que são as células que produzem o pigmento da pele. Pode ocorrer perto dos olhos, orelhas, genitais, trato gastrointestinal e membranas mucosas.

O que são as taxas de sobrevida do câncer de pele?

As taxas de sobrevida são uma maneira padronizada de discutir o prognóstico de um paciente. A taxa de sobrevida de 5 anos, por exemplo, é referente à porcentagem de pacientes que viverão pelo menos 5 anos após serem diagnosticados.

É importante reforçar que a taxa de sobrevida não determina o tempo de vida de um paciente, mas é apenas uma estimativa. As respostas para cada paciente devem ser dadas pelo médico responsável no tratamento. Por conhecer bem o caso do paciente, o médico poderá dizer se essa taxa se aplica ao caso.

De maneira geral, a taxa de sobrevida é referente a pacientes que descobriram a doença já em estágio avançado – o que significa uma pequena porcentagem de pacientes que descobriram ter a doença.

A prevenção é a melhor opção sempre

O câncer de pele tem cura, mas mais importante do que isso é evitar que ele apareça. Use filtro solar diariamente, evite exposições ao sol entre 10h e 16h e, se precisar se expor ao sol nesse período, use chapéu de abas largas e roupas que protejam a pele.

Lembre-se: cuidado é coisa de pele. E é isso o que a nossa campanha sobre câncer de pele aborda. Confira todas as dicas no site da campanha e proteja-se!

Deixe seu comentário