A cura do câncer já é realidade. E quanto mais as pessoas falarem a respeito, melhor.

A cura do câncer é uma das principais buscas da humanidade. E não é pra menos. Afinal, são centenas de tipos da doença que acometem milhões de pessoas no mundo todo. 

Não à toa, vemos as campanhas anuais contra o câncer de mama e câncer de próstata, entre as mais populares no segmento de saúde.

Entre as principais instruções para diminuir os riscos, estão a adoção de hábitos saudáveis e check-ups anuais.

Nesse contexto, informação e acompanhamento médico são indispensáveis. E para ficar ainda mais por dentro, vale a pena conferir nossas dicas a seguir.

O que é câncer?

Atualmente, são reconhecidos como câncer mais de 100 tipos diferentes de doenças que podem se desenvolver no organismo.

Mas para entender o que é o câncer, primeiramente, precisamos entender o funcionamento do nosso corpo.

O tempo todo desenvolvemos células que atuam em funções vitais. Pode ocorrer dessas células crescerem com má-formação e seguirem para a corrente sanguínea e tecidos, desenvolvendo tumores.

Chegando a outras partes do organismo, esses tumores podem ficar alojados e causar metástase, que é o desenvolvimento da doença em outro órgão.

Por isso, um tumor que, por exemplo, começou na mama, pode se desenvolver e chegar ao pulmão e outros órgãos sensíveis, fazendo com que o tratamento seja ainda mais delicado e prejudicando as chances de cura.

A cura do câncer já existe?

Sim, o câncer pode ter cura, dependendo de qual tipo de câncer se trata, sua extensão no organismo no momento do diagnóstico e início do tratamento.

O que pode dizer se um determinado câncer tem cura, é o tipo de tumor maligno e seu estágio, ou seja, o quanto já se desenvolveu. Quanto mais cedo o tumor for diagnosticado, mais são as chances de sua cura e tratamento mais indicado. Ou seja: o diagnóstico precoce pode salvar uma vida. 

Quais são as chances para a cura do câncer

Graças ao desenvolvimento da ciência, já são comuns os casos de cura com os pacientes recuperando a boa qualidade de vida.

Atualmente, alguns tipos de câncer, como o câncer de mama, próstata e cólon, por exemplo, podem ter mais de 90% de chances de cura se descobertos no início.

Por isso, além de boa alimentação e atividades físicas, é muito importante manter os exames indicados conforme a idade e o risco reconhecido – especialmente, se há histórico familiar da doença.

É possível sobreviver ao câncer em estágio avançado?

Tratamentos específicos, como quimioterapia, radioterapia, cirurgia, terapia-alvo ou imunoterapia, podem, sim, recuperar pacientes em estágios avançados. Persistir é sempre importante.

Esses tratamentos demandam tempo, paciência, muito comprometimento do paciente e de sua família, mas, realmente, podem fazer toda a diferença. 

Por isso, quando o assunto for câncer, não tenha medo de falar a palavra, pesquisar sobre o tema e discutir as dúvidas. Quanto mais você fala, mais fraco ele fica.

Deixe seu comentário