Evitar a sinistralidade no plano de saúde para empresas é um dos principais desafios de quem gerencia os benefícios. Confira nossas dicas!

 

Você sabe qual a semelhança entre quem usa o pronto-socorro sem necessidade, quem esquece de guardar os exames e quem divide o valor da consulta em um ou mais recibos? A resposta está na sinistralidade gerada ao plano de saúde para empresas.

Ou seja, quando os beneficiários resolvem utilizar o plano de saúde de maneira errada, podem elevar os custos corporativos com esse benefício, levando a possíveis aumentos nos valores no período de renovação da empresa com a operadora, o que pode impactar na qualidade do benefício.

Como evitar a sinistralidade do plano de saúde para empresas?

Educar os colaboradores para o uso correto pode ser o primeiro passo para evitar que a sinistralidade chegue.

E uma das maneiras de fazer isso é mostrar como a carteirinha do plano é, na verdade, uma chave importante que pode levar ao encarecimento.

A carteirinha do plano de saúde

Ela funciona como uma espécie de cartão de débito. Toda as vezes que um colaborador utiliza algum procedimento, um determinado valor é debitado do saldo da empresa junto à operadora.

Quando esse valor acumulado se torna maior do que o saldo contratado, pode ocorrer a sinistralidade para o plano de saúde para empresas.

A consequência disso são encargos maiores e dificuldades para renovar o plano sem pagar o aumento definido pela operadora.

Mas isso não significa que o plano de saúde não deva ser utilizado. Pelo contrário. O saldo com as operadoras é alto e tem bastante margem para atender a rotina dos colaboradores.

O mais importante é evitar usos desnecessários, como procurar o pronto-socorro para uma simples dor de cabeça.

Outras dicas que podem ajudar os colaboradores no uso consciente são:

– Evitar o estilo de vida sedentário: que aumenta o risco de doenças, como obesidade, hipertensão, câncer, entre outros.

Evitar hábitos de tabagismo e alcoolismo: que também aumentam as chances de doenças crônicas.

– Não deixar de retornar ao médico: o que leva a consequências sobre o não acompanhamento correto de doenças.

– Evitar a automedicação: que pode causa intoxicações.

– Não usar a consulta de um beneficiário para passar outro: a consulta sem agendamento prévio pode ter custos elevados.

– Não agendar consultas cumulativas com diferentes médicos para a mesma especialidade: quando o paciente busca pelo “médico ideal”.

– Jamais dividir o valor da consulta em mais recibos para aumentar o valor do reembolso: é crime e pode gerar graves multas.

– Nunca assinar guias em brancos: é preciso ter a certeza de que o plano está sendo cobrado pelo o que foi realmente consultado.

A importância sobre estimular hábitos saudáveis

Campanhas educativas, como esse conteúdo, ajudam seus colaboradores a perceber a importância do uso correto do plano de saúde para empresas de maneira a evitar a sinistralidade.

E na D’Or Consultoria estamos sempre prontos para elevar o nível da informação de maneira que gere mais saúde, engajamento e economia.

Confira nossa campanha sobre o uso consciente do plano de saúde, fique de olho no nosso blog e divulgue os conteúdos. Lembre-se: além de educar, informação de qualidade pode salvar vidas.

Deixe seu comentário