Saiba mais sobre a realidade das mulheres chefes de família no Brasil.

Foi-se o tempo em que, ao ouvir o termo “chefe de família”, logo pensávamos em um homem. Os números de hoje mostram que essa realidade vem mudando mais a cada dia. Ou seja, há cada vez mais mulheres chefes de família. Tanto por necessidade financeira quanto pelo aumento da presença feminina no mercado de trabalho no Brasil e no mundo.

O que são mulheres chefes de família

A princípio, são consideradas chefes de família as mulheres que são principais responsáveis pelo sustento da casa e dos filhos. Porém, essa dinâmica pode ou não incluir um marido ou companheiro. Segundo pesquisa do IBGE, em apenas em 34% das famílias chefiadas por mulheres há um cônjuge.

Quantas mulheres são chefes de família

Segundo o IBGE, em 1950, cerca de 12% dos lares já eram chefiados por mulheres no Brasil. Em 2000, o número subiu para 26%. Depois para 35% em 2009 e, finalmente, chegamos à marca de 45% em 2008. Ou seja, só entre 2014 e 2019, quase 10 milhões de mulheres assumiram o posto de chefe de família. Porém, isso não significa que elas deixaram de acumular tarefas domésticas além de trabalhar fora!

Quanto ganha a mulher chefe de família

Pesquisas mostram que, geralmente, mesmo sendo responsáveis pelo sustento de suas famílias, as mulheres brasileiras ganham cerca de 27% a menos do que os homens. Contudo, neste ano, a proposta para o Auxílio Emergencial oferecido pelo governo durante a pandemia do coronavírus contempla essas mulheres com filhos de maneira diferenciada: R$ 375,00 por mês durante 4 meses.

Para saber mais sobre os progressos e conquistas femininas, acesse nossa campanha sobre o Mês da Mulher! Afinal, elas são peça-chave na nossa sociedade.

Deixe seu comentário