Entenda o conceito de padrão de beleza e como ele influencia a sociedade, especialmente as mulheres

Loira, alta, magra, olhos azuis: pode parecer a descrição de uma boneca, mas, por muito tempo, apenas essas eram as características utilizadas para descrever alguém bonito. Porém, ultimamente, esse padrão vem sofrendo mudanças, e estamos começando a celebrar todo tipo de beleza!

O que é padrão de beleza

Os padrões de beleza são conjuntos de características físicas das pessoas que são tidas como ideais e se tornam modelos a ser seguidos. Em geral, costumam variar de acordo com países, culturas e até faixa etária.

Ou seja, apesar de termos características físicas próprias, muitas de nós passamos a buscar determinados atributos para nos encaixar no padrão: peso, altura, cor dos olhos e dos cabelos, tamanho dos seios e muito mais.

Influências na autoestima

O fato de não se encaixar nos padrões impostos pela sociedade ainda é motivo de muitos abalos na autoestima, principalmente das mulheres. Isso pode fazer com que elas desenvolvam distúrbios de imagem, psicológicos e alimentares – além de abrir caminho para dietas perigosas e cirurgias plásticas arriscadas.

Como abandonar um padrão de beleza

Abandonar conceitos e comportamentos impostos o tempo todo desde que nascemos não é tarefa fácil. No entanto, principalmente nas redes sociais, as campanhas de aceitação e celebração da beleza em todas as suas formas vêm ganhando cada vez mais espaço e influenciando todas as gerações e tipos de mulheres: com cabelo crespo, liso ou ondulado; magras ou gordas; baixas ou altas; loiras, morenas ou ruivas; asiáticas, brancas ou negras; portadoras de deficiências; jovens ou idosas e muitas outras!

Consequentemente, as indústrias da beleza, entretenimento e publicidade já estão se readaptando à nova realidade, incluindo em campanhas, filmes, novelas e redes sociais, personagens com diferentes tipos físicos.

Saiba mais sobre padrão de beleza e conquistas das mulheres em nossa campanha de março!

Entre no diálogo Um Comentário

  • Ediclécia lima de macedo disse:

    Padrão de beleza, pra muitos significa está sempre a autora , sempre seguindo o padrão da magra , branquinha e educada , mas não tem que ser assim pois vivemos em um pai onde a muita diversidade de cor, cabelo e edução, Pq oque é perfeito para os outros pode não ser pra vc

Deixe seu comentário