A Campanha Maio Amarelo, apesar de muitas vezes subestimada, é muito importante. Todos os anos, muitas pessoas morrem por conta de acidentes de trânsito. Nos últimos 14 anos, quase 100 mil pessoas foram vítimas do trânsito em estradas. Somente em 2020 foram 5.287 mortes em estradas federais.

A redução do fluxo de veículos causou uma queda no ano de 2020, mas isso não é uma boa notícia, já que o número não caiu pela conscientização da população. É fato que a infraestrutura das rodovias impacta, mas 90% dos acidentes são causados por imprudência ao volante.

Movimentos como o Maio Amarelo buscam conscientizar a população para que tenham mais responsabilidade, respeito e cuidado ao dirigir. Para saber mais sobre o tema e o movimento, continue a leitura!

O que é Maio Amarelo?

O movimento Maio Amarelo tem a proposta de chamar a atenção para os perigos do trânsito, mostrando o alto índice de mortos e feridos no mundo todo. De acordo com o site oficial do movimento:

“O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.”

A escolha pelo mês de maio se deu por conta do decreto da ONU em 11 de maio de 2011, a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”. Já o amarelo representa a atenção, além de ter relação com a sinalização usada no trânsito.

Faça a sua parte por um trânsito mais seguro

Existem algumas medidas que, apesar de simples, fazem toda a diferença para que tenhamos um trânsito mais seguro. Você pode fazer a sua parte e contribuir para o movimento. Veja:

  • Evite pegar a direção quando estiver com sono: dirigir demanda atenção e, quando estamos com sono, nossos reflexos diminuem. O risco de acidentes, seja por conta da sonolência ou por dormir no volante são comuns.
  • Faça manutenções preventivas no veículo: falhas mecânicas também podem ocorrer, além dos acidentes causados por pneus desgastados ou vazios, freios e luzes com problemas e falta de alinhamento na direção.
  • Pratique a direção defensiva: se você é do tipo que vira uma fera ao volante, pense se isso vale a sua vida. Evite envolver-se em situações de risco e cometer infrações. Busque agir de forma pacífica e consciente, usando o senso de coletividade.
  • Respeite a sinalização: placas de parada obrigatória (pare), indicadores de velocidades das vias e sinalizações de advertência para curvas e declives são importantes para a sua segurança e para os demais. Respeite-os.
  • Mantenha a distância entre os veículos: a distância entre um veículo e outro assegura a possibilidade de frenagens abruptas bem-sucedidas. Quanto mais pesar a carga do veículo à frente, maior é a necessidade de espaço.
  • Use os faróis com responsabilidade: os faróis auxiliam a sua visão da estrada, além de ser útil para que os outros motoristas o vejam. Porém, o uso do farol alto só é permitido em vias mal iluminadas, quando não há veículos muito próximos da sua dianteira, já que eles podem prejudicar a visibilidade do motorista à sua frente.
  • Se for dirigir, não beba: a ingestão do álcool prejudica a capacidade de julgamento, as habilidades motoras e o tempo de reação, comprometendo a habilidade de dirigir.
  • Compartilhe informações: quanto mais pessoas engajadas na Campanha Maio Amarelo, maior é a visibilidade do movimento e o alcance dessa conscientização.

Maio Amarelo 2021: Respeito e Responsabilidade

A Década de Ação pela Segurança no Trânsito foi proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) e OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2009 e se encerrou em 2020. Porém, em fevereiro daquele ano, ambas as organizações participaram da Conferência Mundial de Segurança Viária e decidiram propor uma 2ª Década de Ação com o mesmo objetivo da anterior: reduzir em 50% o total de mortes do trânsito em 10 anos.

Aliado a essa responsabilidade, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) levou em consideração os ânimos exaltados, principalmente nas redes sociais, para exaltar a necessidade do respeito. Surgindo o tema da 8ª edição do Movimento Maio Amarelo 2021: Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito.  Aqui na Consultoria D’Or também temos a campanha Ferozes e Furiosos: a transformação do mal. Se liga neste vídeo:

Acesse a campanha completa.

Agora que você já entendeu a importância do Maio Amarelo e sabe o que fazer para colaborar com um trânsito mais seguro, compartilhe este artigo com seus amigos e familiares e nos ajude a levar essa conscientização adiante!

Deixe seu comentário