Originado em 2003, na Austrália, a campanha Novembro Azul tem como objetivo mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, principalmente o câncer de próstata.

De acordo com uma pesquisa realizada pela revista SAÚDE, 40% dos homens de até 39 anos e 20% dos que têm mais de 40 anos afirmam ir ao médico apenas quando se sentem mal. Isso é um problema, pois podem descobrir doenças apenas em estágios mais avançados.

A campanha Novembro Azul tem o objetivo de mudar esse cenário. Mas como criar uma campanha realmente eficiente? Nós vamos te dar 5 dias especiais!

1. Seja criativo

É importante criar um conteúdo que chame e prenda a atenção do público, ao mesmo tempo em que transmite informações relevantes. Campanhas criativas engajam mais e conseguem ser mais compartilhadas, alcançando muito mais pessoas. Olha só essa nossa campanha para o Novembro Azul “Cuidado Bicho”:

2. Utilize outros recursos além de imagens

Apesar de cartazes e imagens funcionarem muito bem, ir além e entregar outros recursos como vídeos e até músicas com videoclipes pode agregar ainda mais e potencializar a campanha. Veja a campanha “Quando falta saúde, o que sobre é ausência”:

3. Tenha cuidado com a fonte das informações

A internet é cheia de conteúdo, vindo das mais diversas fontes. Inserir dados e estatísticas pode ajudar a embasar os argumentos, mas é preciso buscar informações transmitidas por médicos e especialistas, uma vez que ainda existem muitos mitos e informações incorretas circulando por aí.

Você também pode buscar por informações de sites confiáveis como a D’Or Consultoria, o INCA, entre outros sites disponíveis. Usamos diversos dados de fontes confiáveis em nossa campanha “Se liga, mestre”. Confira o vídeo:

4. Capriche nos argumentos

No caso do câncer de próstata, o tema mais abordado no Novembro Azul, os homens tendem a não ir ao médico por medo ou preconceito. Usar argumentos para derrubar essa objeção também é uma maneira de tornar a campanha eficiente. Foi o que fizemos em nossa campanha “Luta do Século”:

5. Gere identificação

Pense em quem é o seu público, como ele se comunica, quais são os hábitos que ele tem e como utilizar isso para uma campanha para o Novembro Azul bem elaborada. Este ano, nós usamos o fato de que, muitas vezes, a saúde é colocada de lado a saúde pela correria do dia a dia, mas isso deve mudar. Confira a campanha “Que homão da p…ostura exemplar!”

Sabemos o quanto é importante criar campanhas de saúde relevantes, principalmente quando tratam de temas complexos, como é o caso do Novembro Azul e do Outubro Rosa. Nossos clientes contam com a facilidade de receber materiais como os que citamos.

Eles passam pela verificação de médicos e especialistas e são elaborados com cuidado e planejamento estratégico. Conheça outras campanhas de saúde em: dorconsultoria.com.br/campanhas