Se você estranhou o nome hipertensão arterial sistêmica, provavelmente conhece esse problema com outra denominação: pressão alta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 30% dos brasileiros são hipertensos.

Assim como ocorre com outras doenças, a hipertensão é uma doença silenciosa, ou seja, raramente tem sintomas perceptíveis, por isso, conhecê-la é tão importante. Leia o conteúdo abaixo e saiba mais!

O que é hipertensão arterial sistêmica?

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença caracterizada pela elevação da pressão arterial sistólica. Basicamente, a pressão é a força que o coração faz para que o sangue seja distribuído pelo corpo. Quando ela está alta, significa que o coração está fazendo um esforço maior do que o normal.

A pressão é considerada alta quando está acima de 140x90mmHg e precisa ser tratada para evitar acidentes vasculares encefálicos, infartos, insuficiência renal e outros problemas graves de saúde.

É comum que a pressão arterial varie ao longo do dia, mas ela é considerada uma doença crônica quando fica alta na maior parte do dia, inclusive em repouso, pelo menos em três dias diferentes, com intervalo mínimo de uma semana entre as aferições.

Tipos de hipertensão arterial

A hipertensão arterial é classificada conforme suas causas. Conheça cada uma delas e entenda melhor.

Hipertensão arterial primária

Ocorre por conta do envelhecimento, principalmente por causa do aumento da rigidez da parede arterial. É a forma mais comum da doença e também é consequência da soma de fatores genéticos e ambientais.

Hipertensão arterial secundária

É denominada assim quando a causa é conhecida. Pode estar relacionada a doenças renais, gravidez, efeitos secundários pelo uso de medicamentos, estreitamento da válvula da aorta e transtornos hormonais suprarrenais.

Pressão alta na gravidez

A pressão alta pode ocorrer na gravidez mesmo em mulheres que nunca tiveram hipertensão arterial alta antes. As causas podem estar relacionadas a diversos fatores como alimentação desequilibrada, malformação da placenta, obesidade e diabetes.

É importante procurar um obstetra caso a pressão fique alta depois das 20 semanas de gestação, uma vez que a hipertensão pode causar riscos de pré-eclâmpsia, eclâmpsia, convulsões, coma e até morte da mãe e do bebê.

Como saber se a pressão está alta?

Embora a pressão alta possa ocorrer sem apresentar sintomas, existem alguns sinais que podem indicar a doença, uma vez que ela desencadeia vários mecanismos de compensação, como o comprometimento da distribuição do oxigênio. Confira abaixo os sinais para ficar atento:

  • Tontura
  • Dor de cabeça
  • Visão embaçada ou dupla
  • Zumbido no ouvido
  • Falta de ar

Como prevenir a hipertensão arterial sistêmica?

Entre as causas da hipertensão arterial podemos citar o tabagismo, o sedentarismo, a alimentação desequilibrada e fatores genéticos. Por isso, para prevenir, é importante adotar hábitos de vida saudáveis, se alimentar bem, praticar exercícios físicos e realizar exames regularmente, principalmente se houver casos da doença na família.

A hipertensão arterial sistêmica é uma das principais causas de morte súbita no Brasil e, uma vez que instalada não tem cura. Por isso, a prevenção é o melhor caminho. Confira o nosso vídeo sobre o tema: