Glaucoma: 5 fatos que você deveria saber sobre a doença

 

O glaucoma é uma das principais causas de baixa visão e cegueira no mundo – a segunda maior, mais precisamente, atrás apenas da catarata – e ocorre, na maioria dos casos, devido ao aumento da pressão ocular, causando danos ao nervo ótico que conecta nossos olhos ao cérebro.

Mas apesar dessa gritante incidência, umas das mais graves características envolvendo o glaucoma é a desinformação e a negligência em relação aos riscos da doença, o que, consequentemente, permite que ela seja subestimada. Para evitar que isso aconteça, acompanhe a seguir 5 fatos sobre o glaucoma que você deveria saber!

1. Mais da metade dos brasileiros não sabem que o glaucoma causa cegueira

É isso mesmo! Por mais difícil que seja acreditar nessa estatística, ela é real: 53% das pessoas no Brasil não sabem que o glaucoma pode causar cegueira irreversível. E por se desenvolver, em muitos casos, de maneira silenciosa – inclusive, durante anos –, quando os sintomas finalmente se manifestam, significa que a doença já está em estágio avançado, o que, aliado à desinformação em relação à sua gravidade, torna o cenário ainda mais dramático.

Desinformação a perder de vista!

Estima-se que de 2 a 3% dos brasileiros com mais de 40 anos – parcela da população que mais deveria se preocupar – possam ter a doença. Isso representaria cerca de 1,5 milhão de pessoas!

2. Estresse também causa glaucoma

Quando aliado a uma predisposição genética, como nos casos de hereditariedade, por exemplo, a saúde mental também pode contribuir para o desencadeamento do glaucoma. Por isso, é importante que o paciente, além dos cuidados médicos preventivos, receba também o devido auxílio emocional para que seja possível evitar ou controlar o desenvolvimento da doença.

3. Glaucoma tem tratamento, mas não tem cura

O de ângulo fechado (agudo) pode ser tratado emergencialmente com medicamentos e, em casos recorrentes, com tratamento a laser. Já no caso do de ângulo aberto em que parte da visão já tenha sido perdida, a mesma não poderá ser recuperada.

Em ambos os casos, os tratamentos visam retardar o avanço da doença. Por isso, é imprescindível a visita anual ao oftalmologista, especialmente para pessoas acima dos 40 anos, grupos étnicos suscetíveis e indivíduos com histórico familiar.

4. Negros e asiáticos são mais suscetíveis ao glaucoma

Além dos fatores de risco citados anteriormente, como o histórico familiar e a idade avançada (40+), alguns grupos populacionais também são mais propensos a desenvolver o glaucoma agudo, como os negros, que, em relação às pessoas de pele branca, têm o triplo de chance de ser acometido pela doença. Já o de ângulo fechado é mais comum entre orientais.

Além disso, pacientes diabéticos, pessoas hipertensos e míopes também são grupo de risco para a doença.

5. Quem enxerga bem tem glaucoma também

O glaucoma é, quase sempre, silencioso e sem prejuízo à visão – até que é tarde demais. Por isso, não ter problemas de vista aparentes não é garantia de que você está livre dele. Mesmo porque as pequenas perdas visuais podem acabar sendo mascaradas pelo cérebro, que, automaticamente, une a visão de ambos os olhos para compensar possíveis falhas, dificultando ainda mais a percepção por parte do paciente.

Pega a visão: o glaucoma tem solução!

Hábitos que aumentam a qualidade de vida, sejam eles alimentares, de exercícios ou emocionais, também ajudam a combater a doença. Por isso, busque um estilo de vida mais equilibrado e jamais deixe para procurar ajuda médica apenas em casos de sintoma. Consulte-se regulamente com seu oftalmologista e mantenha sempre seus exames preventivos em dia.

Para mais dicas de saúde e bem-estar, acesse https://dorconsultoria.com.br/campanhas/.

Fontes:

  1. http://www.cbo.com.br/novo/publicacoes/revista_vejabem_21.pdf
  2. https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/07/29/53-dos-brasileiros-nao-sabe-que-glaucoma-causa-cegueira-irreversivel.htm
  3. https://algomais.com/negros-e-orientais-tem-mais-chances-de-ter-glaucoma/