Além de lícita, a bebida alcoólica é uma droga muito aceita socialmente, e isso atrapalha os diagnósticos de abuso. Abaixo, trazemos alguns indícios e um teste do AA que podem indicar que você tem problemas com álcool.

Sempre presente em festas, happy-hours, confraternizações entre amigos e família e, claro, no Carnaval, o álcool também costuma aparecer momentos de tristeza e isolamento. Ou seja, à primeira vista, é a companhia perfeita para horas boas ou ruins – “o uísque é o cachorro engarrafado”, como disse Vinícius de Moraes.

O álcool é mesmo um “melhor amigo”?

Usar a bebida como “muleta social” para ficar mais desinibido e relaxado é bastante comum. O sinal amarelo aparece quando a pessoa só consegue participar de certos eventos quando bebe.

Beber sempre, seja nas horas boas e nas horas ruins, pode ser um indício de que você precisa da ajuda de um melhor amigo de verdade (aquele que quer o melhor para a sua saúde) e talvez de acompanhamento médico.

Beber socialmente

Justamente por ser lícita, a bebida alcoólica já faz parte do dia a dia das pessoas e, por isso, fica difícil identificar quando passamos do limite. Ou seja, “beber socialmente” tem muitas nuances que podem mascarar problemas de dependência.

Aliás, “beber socialmente todos os dias” ou “beber socialmente até cair não conta”, ok?

Danos causados pela bebida alcoólica

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de álcool está associado a mais de 200 tipos de doenças e acidentes danosos à saúde. Cerca de 3 milhões de mortes por ano, 5,3% de todos os óbitos no mundo, decorrem dos efeitos da bebida alcoólica.

Além de poder causar doenças como cirrose hepática, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares, o álcool está associado ao risco de desenvolvimento de distúrbios mentais e comportamentais.

Quantidade recomendada de álcool

Nos últimos anos, vimos dezenas de pesquisas afirmando que uma dose por dia faz bem ao coração, ou que vinho tinto é mais saudável do que outros tipos de bebida. Contudo, nenhuma delas é segura o suficiente.

Os estudos mais recentes afirmam categoricamente que qualquer quantidade de bebida alcoólica pode causar impactos na saúde. Isto é: não existe dose segura para o consumo.

Você tem problemas com álcool?

Segundo o AA (Alcóolicos Anônimos), a única pessoa capaz de afirmar isso é você mesmo. No entanto, responder com sinceridade às perguntas a seguir podem ajudar a identificar o consumo excessivo de bebida alcoólica:

  1. Já tentou parar de beber por uma semana (ou mais) sem conseguir atingir seu objetivo?
  1. Ressente-se com os conselhos dos outros que tentam fazê-lo parar de beber?
  2. Já tentou controlar sua tendência de beber demais trocando uma bebida alcoólica por outra?
  3. Tomou alguma dose pela manhã nos últimos doze meses?
  4. Inveja as pessoas que conseguem beber sem criar problemas?
  5. Seu problema de bebida vem se tornando cada vez mais sério nos últimos doze meses?
  6. A bebida já criou problemas no seu lar?
  7. Nas reuniões sociais em que bebidas são limitadas, você tenta conseguir doses extras?
  8. Apesar de prova em contrário, você continua afirmando que bebe quando quer e para quando quer?
  9. Faltou ao serviço, durante os últimos doze meses, por causa da bebida?
  10. Já teve “apagamento” durante uma bebedeira?
  11. Já pensou alguma vez que poderia aproveitar muito mais a vida se não bebesse?

Se a resposta for SIM para 4 ou mais perguntas, é provável que você tenha problemas com álcool. Portanto, é importante se manter atento para controlar a situação.

Outros sinais de alerta:

  • Desejo incontrolável de ingerir bebidas alcoólicas
  • Depois que começa a beber, não consegue parar ou mesmo reduzir o ritmo
  • Necessidade de altas doses de álcool para poder sentir o efeito da bebida
  • Sentimento de culpa envolvendo a bebida

 

Entendi que tenho problemas com álcool. O que fazer?

Compreender e aceitar a dependência, segundo o AA, é um dos passos mais importantes para quem sofre de alcoolismo. Se você já se identifica como um, é fundamental buscar ajuda profissional para o tratamento: psiquiatra, psicólogo e as próprias reuniões dos Alcoólicos Anônimos são os caminhos mais indicados.

Além disso, poder contar com o apoio de familiares e amigos é ter mais certezas de que conseguirá recuperar o controle da própria vida.

Se você não se identifica com os casos que trouxemos aqui, mas conhece alguém que pode estar enfrentando problemas com álcool, não deixe de oferecer ajuda.

No vídeo abaixo, mostramos como diferenciar prazer e armadilha na hora de consumir álcool.

Para mais dicas de saúde e bem-estar, siga nossas redes sociais e acompanhe nossas campanhas.