Eles podem ser um recurso para reduzir as dores e fissuras dos seios no início do aleitamento materno e auxiliar na “pega” do bebê, por exemplo, mas será que o bico de silicone é indicado em todos os casos? Confira abaixo se bico de silicone para amamentar faz mal!

O processo de amamentação, embora seja tido como “natural”, nem sempre ocorre de forma simples. Muitas mães enfrentam dificuldades com a pega do bebê e rachaduras nos mamilos, por exemplo – fora questões como mastite ou dificuldade na produção de leite. É por isso que, em alguns casos, as mães recorrem ao bico de silicone para seio.

Para que serve o bico de silicone para amamentação

Os bicos são feitos de silicone fino e flexível em formato de mamilo e com orifícios na ponta para a passagem do leite. São utilizados sobre o mamilo e a aréola do seio da mãe antes da mamada. Além de proteger a pele sensível, o protetor pode auxiliar na pega do bebê e, com isso, facilitar a amamentação.

Contudo, mesmo com esses benefícios para casos específicos, o uso do protetor de bico pode trazer riscos, e seu uso prolongado não é recomendado.

Por que usar o bico de silicone para amamentar

Os protetores de bico podem ser indicados em determinados casos, como:

Mamilos planos ou invertidos

Embora possa ser perfeitamente possível amamentar em casos de mamilos planos ou invertidos, nos primeiros dias após o nascimento, o processo pode ser difícil – já que a boca do bebê ainda é muito pequena e ele tem pouca capacidade de sucção.

Nesses casos, o bico de silicone pode servir como um alvo maior e mais firme para sugar o leite. Conforme o bebê for ganhando experiência e a experiência se tornar mais simples, o aleitamento deverá ser feito sem o bico.

Dificuldades na pega do bebê

Ainda que não haja alterações no bico do seio da mãe, o bebê pode ter dificuldades para fazer a pega correta e permanecer na mama para a transferência do leite.

Caso o quadro se prolongue, mesmo com diferentes tentativas, e passe a interferir na quantidade de leite ingerida, o(a) pediatra ou consultor(a) de amamentação poderá indicar o bico de silicone.

Quando o bico de silicone para amamentar faz mal

Pode atrapalhar o aleitamento materno

Como as maneiras de sugar o peito e o bico de silicone são diferentes, é possível que o bebê confunda os dois, passe a mamar errado – sem sugar do peito a quantidade de leite adequada – e a chorar mais, deixando de ganhar peso ou até desistindo de mamar no peito.

Pode influenciar na respiração e na dentição do bebê

O uso prolongado de bicos pode prejudicar a respiração e tornar o bebê um respirador bucal; além de, no futuro, influenciar na dentição e na fala. O mesmo vale para mamadeiras, xucas ou chupetas.

Fonte: Ministério da Saúde

A decisão de utilizar o protetor de bico deve ser feita pela mãe junto a profissionais especializados (pediatras e consultores de amamentação, por exemplo), que acompanharão o dia a dia e indicarão quando é possível deixar de usar o bico.

Na campanha Amigos do Peito, trazemos mais informações para as mães que estão amamentando e dicas para quem faz parte da rede de apoio.

Acesse o site e confira o vídeo:

https://youtu.be/8u9wzWmXWtc?si=WSn4AgkMeFW59uSq

 

Para acessar conteúdo de saúde com qualidade, siga nossas redes!