Gerenciar pessoas que estão próximas é mais fácil do que fazê-lo remotamente. A presença física facilita as argumentações, reforça os incentivos e mantém as cobranças.

Com a quarentena, esse contato físico ficou mais distante. E entre tantas incertezas, a dúvida sobre o que pode ser feito para não deixar o ritmo de trabalho cair.

Manter a conexão a partir de ferramentas remotas é um ponto importante. Assim como entender que algumas reuniões que poderiam ser e-mails, precisam, de fato, ser reuniões. O contato verbal está mais valioso do que nunca.

E em meio a tudo isso, percebemos aflorar já no começo do isolamento, uma característica comum à maioria das pessoas: a solidariedade.

Fator comum ao ser humano em situações de dificuldades, o sentimento de solidariedade entre os colaboradores é importante para identificar senso de iniciativa, planejamento e organização no profissional, além de servir como combustível para a empresa em seu marketing social, como bem definiu Phillip Kotler.

Solidariedade em tempos de quarentena

Solidariedade é fato importante que pode reforçar laços de união entre os colaboradores. Segundo a pesquisa Consumer Pulse realizada pela McKinsey, durante o período de isolamento, 81% dos consumidores brasileiros têm se preocupado mais com a saúde do próximo do que consigo mesmo.

Seja pelo fator de proteção a si ou pela preocupação com o outro, o dado mostra que o perfil empático está mais importante do que nunca. E isso, provavelmente, também é parte do seu time.

Empatia praticada na sociedade e exercitada no trabalho

Quando um colega de trabalho consegue se colocar no lugar do outro, compreendendo emocionalmente o cenário que os cercam, ambos podem trabalhar juntos para alcançar as soluções necessárias aos objetivos do negócio. Empatia é incentivo.

Praticá-la como exercício de liderança não é apenas fator social. É um exercício para o controle emocional que pode despertar a troca de confiança. Como resultado está o aumento no engajamento do colaborador – e segundo a Right Management, colaboradores motivados são 50% mais produtivos.   

Como incentivar atitudes positivas entre os colaboradores

Se atitudes empáticas e solidárias são tão benéficas aos colaboradores, por que não as incentivar como meio para o crescimento do seu time? Para isso, algumas ações podem ser tomadas:

Estimule o autogerenciamento

Em períodos de trabalho remoto, estimular o autogerenciamento a partir de projetos claros é uma ótima oportunidade de perceber o desenvolvimento que seu colaborador pode ter.

Demande projetos, estabeleça planejamentos e peça deadlines. O meio do caminho entre o início e fim, pode ser a oportunidade do colaborador de mostrar mais sobre seu nível de foco e organização.

Estipule metas conjuntas

Metas são importantes. Elas desafiam a rotina e possibilitam o crescimento profissional. Defina objetivos cabíveis no período de quarentena e acompanhe o desenvolvimento da equipe. Entenda as dificuldades por parte de cada um e exercite soluções por meio de brainstorms.

Metas alcançadas ou não, lembre-se de, ao final do processo, oferecer feedbacks. Eles ajudarão no desenvolvimento de cada colaborador. 

Estimule a inteligência emocional

Se o seu colaborador é tecnicamente importante, mas deixa escapar deslizes na inteligência emocional, o distanciamento social pode ser a oportunidade de estimular ele a rever suas respostas.

Recomende exercícios de observação e exemplifique metas de carreira que podem ser alcançadas a partir de respostas mais equilibradas. A evolução emocional de um colaborador pode beneficiar todo o seu time.

Não deixe a comunicação interna falhar

Você sabia que mais de 60% dos problemas administrativos se dão por falhas na comunicação interna? Perceber e corrigir rapidamente esses erros é muito importante para evitar o desgaste dos colaboradores e aumentar a eficácia das ações colaborativas.

Inclusive, falamos sobre isso no artigo: como evitar falhas de comunicação interna com seus colaboradores remotos.

E então, gostou das dicas? Continue navegando conosco, e confira outras iniciativas para manter a evolução do seu time!

Entre no diálogo Um Comentário

  • Rosemary Dourado disse:

    Excelente troca, realmente vejo grandes expectativas de aprendizagem nessa pandemia, empatia, resiliência, solidariedade, amor ao próximo, uma diminuição considerável de egoísmo, verdadeira mudança de mindset. Acredito que nada é por acaso e tudo vai passar!

Deixe seu comentário