Entender o que é ansiedade é muito importante para saber controlar os sentimentos que desequilibram a saúde mental. Entenda quais os principais tipos e confira as nossas dicas!

Segundo a OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo: são 18,6 milhões de brasileiros sofrendo de algum grau de ansiedade. O problema é que, sem saber o que é ansiedade, essas pessoas acabam tendo ainda mais dificuldades para entender seus sintomas e, assim, se antecipar ao transtorno.

No período de isolamento social devido à pandemia pelo novo coronavírus, controlar a ansiedade tem sido cada vez mais importante para manter boas relações com a família e, principalmente, consigo.

Para entender melhor o que é ansiedade e como identificar seus sintomas, vale a pena conferir as dicas que trouxemos a seguir.

Quais são os tipos de ansiedade?

Condição normal do ser humano, a ansiedade pode ser classificada entre leve, moderada e crônica, o que pede diferentes atenções conforme a indicação médica.

Em seu grau leve, a ansiedade pode ser caracterizada pela insegurança, medo ou receio de que algo de ruim possa acontecer a partir de determinados cenários ou ações.

Nesse caso, o ideal é recorrer a atitudes simples, como controlar a respiração, se concentrar no presente, buscar apoio de pessoas que estão à volta ou mesmo utilizar ferramentas que ajudam no reequilíbrio mental, como meditação, músicas, leituras, jogos, entre outras coisas.

Já os distúrbios de ansiedade mais graves demandam atenção especializada e podem incluir o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), a síndrome do pânico e a fobia social. Entenda as características de cada tipo:

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Esse tipo de transtorno ocorre quando o sentimento de ansiedade é persistente por longos períodos e começa a ter influência direta no dia a dia, dificultando as relações sociais. O medo inexplicável, a sensação de perder o controle de si, a preocupação e a expectativa excessiva são sintomas comuns desse transtorno.

Síndrome do pânico

Tem como característica crises de desespero por medo de que coisas ruins aconteçam repentinamente, ainda que não existam quaisquer motivos para o medo. Outras características da síndrome do pânico são as preocupações com novas crises de medo e o descontrole emocional.

Fobia social

O medo de ambientes novos, espaços com pessoas desconhecidas, apresentações em público, entre outros pavores relacionados às situações sociais, marcam esse transtorno. Até mesmo situações informais, como festas, se tornam difíceis para pessoas que sofrem de fobia social. Com o passar do tempo, esse problema poderá influenciar em outros aspectos importantes na vida do indivíduo, como o desenvolvimento profissional.

Como combater a ansiedade?

Ao perceber a recorrência da ansiedade ainda que leve, é importante consultar um profissional de psicologia para que o melhor tratamento seja indicado. Mesmo que o sintoma seja leve, o acompanhamento será importante para entender os gatilhos e causas que dão origem aos medos e, assim, evitá-los.

Na campanha sobre saúde mental da D’Or Consultoria, você encontrará muito mais dicas sobre o que é ansiedade e o que fazer para controlá-la no seu dia a dia.

Confira como é o dia de quem é ansioso, entenda atitudes que podem combater os medos, assista o videoclipe da campanha e perceba como pequenas atitudes positivas podem evitar seus medos.

Deixe seu comentário