Durante o inverno, é comum surgirem mais casos das crises de “ite”: rinite, bronquite, sinusite, amigdalite, otite. Além disso, os casos de gripes e resfriados aumentam. No cenário de pandemia que vivemos, é muito importante redobrar os cuidados para evitá-las.

Também é preciso conhecer algumas das principais diferenças entre elas e a covid-19 para saber como agir em cada uma delas. Por isso, criamos um conteúdo com as principais informações sobre o tema. Vem com a gente!

Por que são chamadas de doenças de inverno?

Durante os meses de junho e setembro, a umidade do ar fica muito baixa, causando uma concentração maior de poluentes na atmosfera. As vias respiratórias ficam mais secas e desprotegidas, principalmente o nariz e a garganta. Os vírus e bactérias, além dos fungos e ácaros, aproveitam essa oportunidade para entrar no sistema respiratório.

Combinado a isso, tem o fato de que, no inverno, as pessoas costumam deixar os ambientes fechados, com pouca ventilação, facilitando que esses agentes infecciosos circulem no ambiente. Ainda temos variações constantes de temperatura, que podem causar ataques alérgicos a pessoas com asma e rinite.

Essa grande junção de fatores no inverno faz com que esses problemas tenham uma incidência muito maior neste período do ano, embora eles possam ocorrer em outros meses também.

Qual o papel da covid-19 nesse cenário?

Algumas das medidas preventivas usadas para combater a transmissão da covid-19 (higienização das mãos, uso de máscara, distanciamento social etc.) consequentemente, ajudam na prevenção de gripes e resfriados, uma vez que eles também são causados por vírus. No entanto, somente elas não são o suficiente para evitar que as pessoas tenham as chamadas doenças de inverno, mesmo porque, outras delas são causadas por fatores diferentes.

Como distinguir as doenças de inverno e a covid-19?

É bem difícil distinguir os sintomas da covid-19 de algumas doenças respiratórias, por isso, os médicos costumam realizar testes como o PCR e os testes rápidos, que ajudam a realizar os diagnósticos. A recomendação é que, ao sentir sintomas relacionados às vias aéreas, como tosse, dor de garganta, febre, coriza e, principalmente, falta de ar, busque orientação médica para receber o diagnóstico.

Porém, elas contam com algumas diferenças entre si e conhecê-las pode ajudar na identificação. Lembrando que, no caso da covid-19, é comum que nem todos os sintomas se apresentem e existem, ainda, os casos assintomáticos.

Gripe

É causada pelo vírus influenza, que tem diversos subtipos e causa epidemias sazonais. Entre os principais sintomas estão a febre alta, garganta inflamada, dores no corpo, nas articulações, dores de cabeça, fadiga e calafrios. Normalmente, dura de 5 a 7 dias.

Resfriados

São causados pelo rinovírus, além dos vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório. Ela costuma ter os mesmos sintomas da gripe, com a diferença que são mais brandos e duram menos tempo — 2 a 4 dias.

Covid-19

Causada pelo vírus SARS-CoV-2, a covid-19 pode causar diversos sintomas, desde tosse, dor de garganta, coriza, perda do paladar e do olfato, calafrios, febre, dor muscular, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal e diarreia, até falta de apetite, falta de ar, insuficiência respiratória e pneumonias graves.

Como se prevenir das doenças de inverno?

A vacina da gripe deve ser tomada anualmente. Ela pode ser aplicada em pessoas a partir dos 6 meses de idade. Na rede pública, ela é aplicada gratuitamente em portadores de doenças crônicas, crianças de 6 meses a 5 anos, idosos e outros grupos especiais.

  • Higienize as mãos com frequência e de modo adequado — saiba como neste outro artigo nosso.
  • Tenha uma alimentação equilibrada e rica em vitamina C.
  • Lave as narinas com soro fisiológico, para mantê-las umedecidas.
  • Deixe bacias e toalhas molhadas nos ambientes ou utilize um umidificador, porém, a manutenção do aparelho deve ser feita com cuidado para que ele não tenha o efeito contrário e espalhe mais agentes infecciosos no ambiente.
  • Ao sair de casa, agasalhe-se bem.
  • Mantenha a casa limpa e sem poeira e lave cortinas, cobertores e tapetes, além das roupas e lençóis que tenham ficado guardados por muito tempo.
  • Ursos de pelúcia e outros itens que possam acumular poeira também devem ser limpos com maior frequência.

Confira também o vídeo que fizemos sobre o tema:

E, por falar em coronavírus, você já conhece o nosso quiz? Cerca de 14 milhões de pessoas já responderam. Acesse e saiba se está bem-informado!

Deixe seu comentário